A Mineração Usiminas (Musa) completou recentemente seus dez primeiros anos de atuação. Uma empresa jovem em um mercado centenário e tradicional e que apresenta resultados significativos, sinalizando como deve ser a próxima década no setor.
Mesmo em meio à pandemia que tem afetado fortemente o mercado, conseguimos nos adaptar para seguir ofertando um produto imprescindível para uma enorme cadeia de suprimentos, batendo inclusive recordes na receita e no Ebitda, de R$ 380 milhões no segundo trimestre. Isso nos permite garantir a estratégia de investimentos definida antes da pandemia e, mais do que sustentar empregos, gerar 700 novas vagas em um momento difícil da economia.
São resultados expressivos que, cada vez mais, reforçam nossa posição no mercado internacional como importante fornecedor para a indústria siderúrgica de diversos países. É certamente um grande passo para uma empresa criada originalmente para suprir os altos-fornos da Usiminas.
Foi uma década de trabalho de muitos profissionais e de um permanente desenvolvimento, que se renova agora com um investimento de porte do nosso novo sistema de disposição de rejeitos por meio de empilhamento a seco, o “dry stacking”. Uma iniciativa de grande transcendência para a nossa sustentabilidade, que vai permitir a substituição das barragens tradicionais de rejeitos gerados no beneficiamento do minério por uma tecnologia que, embora mais cara que o processo convencional, vai reduzir impactos ambientais e elevar ainda mais a segurança das operações. Estamos entre as primeiras mineradoras no país a avançar nesse modelo, pensando sempre na nossa responsabilidade social e ambiental, e comprometidos com as comunidades, os clientes e os demais parceiros.
Nessa década de atuação, temos aprendido muito e consolidado nossos valores na região na qual operamos. As comunidades são fundamentais para essas conquistas, em uma relação de parceria capaz de gerar importantes conquistas. Além das vagas de emprego direto, temos estimulado os serviços locais, o que favorece o desenvolvimento econômico e de qualidade de vida das regiões de nossa influência direta. Especialmente durante a pandemia, temos atuado de forma ainda mais próxima das pessoas, por meio de ações diversas, do apoio às redes de saúde local, e às medidas de reforço com a segurança e os cuidados com nossas equipes.
Continuar celebrando os recém-completados dez anos da Musa é necessário e merecedor, pois é um marco para toda a empresa olhar o que foi feito e o que temos pela frente. Construímos essa história sempre olhando para o futuro, com projetos sólidos e sustentáveis de longo prazo.
E essa característica de sermos uma empresa jovem em um mercado tradicional e centenário do país, permite ter uma visão de futuro, uma força e uma dinâmica diferentes, em um entorno de união com as pessoas que fazem parte da família da Mineração Usiminas.
É dessa maneira que queremos nos posicionar no mercado, sempre com foco em relacionamentos sólidos com nossos parceiros comerciais, comunidades, acionistas e com a sociedade de maneira geral. Apesar do momento especialmente desafiador imposto pela pandemia, seguimos apostando com otimismo e confiança na capacidade dos nossos profissionais e na retomada do crescimento do país.
Que as próximas décadas continuem sendo de muitas realizações e de prosperidade para todos.