A mistura de álcool e direção, infelizmente, é uma infração comum em diversos lugares do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas perdem suas vidas em decorrência de acidentes de trânsito a cada ano no planeta. A Lei Seca – aplicada em países como: Brasil, Estados Unidos, França, Alemanha, entre outros – é um modo que o Poder Legislativo dessas nações encontrou para reduzir as infrações e acidentes relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas associado ao volante.

Outras ações e campanhas de conscientização também são feitas para alertar sobre os riscos dessa mistura. No entanto, essas medidas não são suficientes para evitar que os motoristas dirijam embriagados e provoquem acidentes, inclusive fatais.

Diante disso, o governo da Rússia tem incentivado as montadoras do país a fabricarem os veículos já com um equipamento conhecido como “bafômetro inibidor de partida” acoplado ao motor do veículo. A tecnologia é capaz de liberar a ignição somente após o motorista soprar a pipeta (tubo que coleta o ar expirado pelo condutor) e o resultado indicar negativo para o consumo de álcool.

Uma medida semelhante já é adotada na França desde março de 2019. Todos os condutores que cometem a infração de dirigirem alcoolizados são obrigados a instalar o equipamento em seus veículos.

Um modelo de bafômetro inibidor de partida que pode vir de fábrica ou pode ser instalado depois é o Alcolock V3. Ele é muito utilizado inclusive por empresas que precisam de serviços de motoristas, seja do segmento de transportes, viagens, mineradoras, indústrias, entre outros.

Esse bafômetro tem ainda como diferencial o tempo de análise da amostra do ar expirado, que acontece em até 25 segundos, o que traz agilidade a todo o processo.

Uma das fabricantes de veículos que oferecem em suas linhas de ônibus e caminhões a opção de incluir o Alcolock é a Volvo, inclusive no Brasil. Neste caso, a montadora customiza o aparelho apenas para integrar o painel do veículo. E essa tecnologia evita que os motoristas dirijam sob efeito de álcool quando estão a trabalho e reforça a política de segurança das companhias e, consequentemente, evita acidentes nas estradas ou em locais onde se usam máquinas pesadas.

É por isso que esse inibidor de partida é um importante aliado na preservação da vida. Ele não apenas contribui para conscientizar e aumentar a segurança dos motoristas, mas principalmente das pessoas que podem vir a ser vítimas da mistura entre álcool e direção, seja nas estradas, dentro das cidades ou até mesmo em minas, obras e locais onde se usa maquinário pesado.