O equilíbrio entre desenvolvimento econômico, social e sustentável é um dos pilares do mundo hoje e está na pauta diária das principais lideranças mundiais e das grandes organizações. Não cabe mais pensar o desenvolvimento sem a palavra “sustentabilidade”. Nos últimos anos tem se fortalecido o pensamento de que os negócios precisam ser mais conscientes e gerar valor não apenas para os acionistas, mas para os seus diferentes públicos, incluindo colaboradores, fornecedores, comunidade e meio ambiente.

De forma inovadora, as cooperativas, desde o seu nascimento no fim do século XIX na Inglaterra e sua chegada no Brasil no início do século XX, trazem nos seus princípios uma forma diferente de pensar a relação entre públicos para gerar valor que carrega muito do que vem sendo colocado como diferencial hoje. 

Por isso, nesse Dia do Médico, comemorado no 18 de outubro, mais do que celebrar a importante escolha que fizemos por cuidar das pessoas, reforçamos nosso compromisso, como médicos cooperados, de abraçar esse papel de agente de desenvolvimento e de transformação.

Por sermos uma das maiores cooperativas de trabalho médico do Brasil, que tem como seus valores os princípios cooperativistas da intercooperação e do interesse pela comunidade, a Unimed-BH tem cumprido o seu papel de mobilizar o médico cooperado a assumir o seu lugar como agente transformador. O trabalho que realizamos há quase 20 anos com o Instituto Unimed-BH é um exemplo disso.

Dessa forma, por meio da geração de valor que tem como princípio o trabalho médico, conseguimos com esse braço social investir em nossa área de atuação, gerar emprego e renda, e contribuir para impactar as mais diferentes faixas etárias com novas oportunidades e, para muitos, com uma ressignificação da própria existência.

Somente em 2021 foram mais de 7.000 postos de trabalho gerados na nossa área de atuação e 3,9 milhões de pessoas impactadas por meio de projetos em cinco frentes: comunidade, voluntariado, meio ambiente, adoção de espaços públicos e cultura.

Há dez anos, a Unimed-BH é signatária do Pacto Global da ONU e assumimos a responsabilidade de alinhar nossas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Também somos integrantes da Rede 2030, iniciativa que encoraja a adoção de políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade na nossa comunidade.

No novo mundo que estamos vivendo temos muitas perguntas e poucas certezas. Entre as certezas está a importância do cuidado e, acima de tudo, do coletivo. Há muito a construir; novos temas se impõem, como economia circular, diversidade, agenda climática; precisamos continuar inovando, transformando a sustentabilidade em um processo natural de gestão, e de olho num futuro que chega rápido.

Mais do que celebração, o momento é também de reflexão. Precisamos hoje olhar para o amanhã. Para o desejo de fazer o que ainda não foi feito. E fazer sempre melhor, nos desafiando a cada dia. E para isso precisamos entender que somos parte de um mundo que está em permanente construção. Somos parte de uma comunidade, de uma cidade, de um país. De um planeta, que precisamos cuidar com maturidade e responsabilidade.

Frederico Peret - Diretor-presidente da Unimed-BH