1- O suplemento massa 3.200 da Probiótica tem algum problema para a saúde? Faz mal?
João Paulo - por e-mail
Não existe contra indicação no uso de suplementos desde que indicados por um nutricionista. Eles são usados por atletas que desejam ganhar massa muscular e ter uma rápida recuperação das fibras que se desgastam com a atividade física. Podem também ser consumidos por pessoas muito magras que não conseguem se alimentar de forma correta e equilibrada durante o dia. Mas lembre-se que a primeira condição para fazer uso desses produtos é consultar um profissional da área.

2- Durante muito tempo fiz uso de Fluoxetina e Bromazepan, para depressão. Parei de usar, mas fiquei com a memória preguiçosa. Gostaria de saber se tem um medicamento para ajudar a melhorar a memorização.
Albertina - por e-mail.
Dificuldade de manter a atenção e concentração, necessárias para uma boa memorização, são sintomas comuns nos quadros depressivos. Esses sintomas podem melhorar com o tratamento medicamentoso, com antidepressivos. Porém, não é o suficiente. É necessário e aconselhável, concomitante com o tratamento psicofarmacológico, o tratamento com o psicanalista, com o objetivo de elaborar as questões psíquicas e emocionais, responsáveis pela gênese dos sintomas depressivos. Se não for assim, pode acontecer a situação da qual você está se queixando; as preocupações oriundas dos conflitos intrapsíquicos que permanecem bem vivos na mente da pessoa, "puxam" uma quantidade variável da atenção do sujeito para seus conteúdos, sobrando pouca atenção para o trabalho de memorização de fatos novos. Daí a queixa de memória ruim, preguiçosa, etc., e de recaídas de depressão, quando o tratamento é apenas farmacológico. O ser humano não é apenas carne e neurotransmissores. É também um ser de linguagem, e, sendo assim, necessita falar e ser escutado para superar suas dificuldades.

3- Desejo saber um tratamento ou orientação de um médico para hiperidrose na cabeça. Começo a suar e chega a escorrer pelo pescoço.
Regina - por telefone
A hiperatividade das glândulas sudoríparas ou sudorese excessiva é conhecida como hiperidrose. Não se trata de doença grave, quanto a risco de vida, mas é uma situação extremamente desconfortável, que causa profundo embaraço social, transtornos de relacionamento e psicológicos no portador que frequentemente se isola socialmente e adquire hábitos procurando esconder o seu problema. Pode afetar qualquer parte do corpo inclusive a região craniofacial. Existem vários tipos de tratamento, como o uso tópico de produtos a base de cloreto de alumínio, a cirurgia ou o uso da toxina botulínica que atua impedindo a liberação temporária da acetilcolina inibindo a produção do suor. O tratamento é considerado um procedimento rápido, seguro, eficaz e de raros efeitos colaterais significativos, mas pacientes com alergia ao componente não devem usá-lo. Procure o seu dermatologista para saber se o seu suor excessivo é somente um problema da glândula, pois, às vezes, há indicação de que possa existir outro problema de saúde e converse com ele sobre o melhor tratamento para o seu caso.

4 - Tenho 66 anos e faço uso do medicamento Lorazepan - "tranquilizante do grupo dos benzodiazepínicos para o tratamento da ansiedade". Gostaria de saber se posso tomar um comprimido à noite, dando intervalo de seis a sete horas após ingerir bebida alcoólica.
Gentil - por e-mail
Não é recomendável a associação de tranquilizantes benzodiazepínicos com bebidas alcoólicas, pois pode causar a toxicidade recíproca, ou seja, um aumentando a ação do outro e causando prejuízos ao organismo, inclusive levando à dependência. Aliás, você nunca deve misturar medicamentos com bebidas alcoólicas. Quando você for beber não tome o Lorazepan.