Inauguração

Cacildis, Petra e Itaipava começam a ser produzidas em Minas Gerais

Maior fábrica do Grupo Petrópolis é inaugurada em Uberaba com capacidade para produzir 860 milhões de litros de cerveja

Por Renata Abritta
Publicado em 28 de agosto de 2020 | 18:50
 
 
 
normal

O mestre cervejeiro está em êxtase. E, se ele está feliz, é um grande sinal de que o consumidor de cervejas também há de ficar. Diego Gomes é mestre cervejeiro e diretor industrial do Grupo Petrópolis, única grande empresa do setor com capital 100% nacional, que acaba de inaugurar sua maior unidade fabril do país localizada em Uberaba, no Triângulo Mineiro. 

A fábrica tem alta tecnologia alemã, é das mais modernas do mundo e conta com práticas sustentáveis. “Tivemos que pegar a prancheta e ir para a Alemanha com os engenheiros. Hoje temos uma capacidade produtiva superior a 8,6 milhões de hectolitros de cerveja por ano”, conta Diego, que estudou e trabalhou em terras germânicas por cerca de três anos, especializando-se na Doemens Academy. 

São quatro linhas capacitadas para o envase de 256 mil latas/hora e 140 mil garrafas/hora. O primeiro envase foi realizado nesta sexta-feira (28). Inicialmente a fábrica vai produzir as cervejas Cacildis, Petra, Itaipava, Itaipava Premium, Crystal e Lokal, atendendo a demanda de mercado. Mas ela é capaz de produzir os mais variados estilos, inclusive receitas milenares. 

Cervejas artesanais

“A possibilidade de trabalhar o mundo das artesanais é encantadora. A unidade consegue fazer tudo o que uma microcervejaria faz. Podemos fazer aqui todas as nossas cervejas especiais que produzimos na fábrica de Teresópolis (RJ). Isso é muito apaixonante”, destaca o mestre cervejeiro. No portifólio das especiais do grupo estão Black Princess, Weltenburger e Brassaria Ampolis.

A cerveja produzida pela fábrica de Uberaba será distribuída para as cidades de Minas Gerais e dará suporte para regiões como Norte e Noroeste de São Paulo, além de Goiás e Distrito Federal, por exemplo. “As american lagers, cervejas de iniciação, são melhores se consumidas frescas, então com certeza essa proximidade com o consumidor vai ajudar na parte sensorial”, afirma Diego.

Beer tour

A visita à cervejaria de Teresópolis (RJ) integra o circuito turístico da cidade. A ideia é que, passada a pandemia, o programa de beer tour seja implementado também em Uberaba. “A fábrica é toda preparada para receber clientes e consumidores", finaliza o mestre cervejeiro.

Para saber mais sobre cerveja siga @brasilsemrotulo!

Confira a visita à fábrica em Teresópolis!

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!