CHICO MAIA

Campeonato quase definido

Redação O Tempo


Publicado em 24 de outubro de 2016 | 03:00
 
 
 
normal

Faltando seis rodadas para o término, o Campeonato Brasileiro está praticamente decidido. Só um desastre tira o título do Palmeiras que mantém a regularidade desde o início da disputa. Ao empatar no Maracanã ontem com o Corinthians, o Flamengo mostrou que tem fôlego para chegar em segundo ou terceiro, numa concorrência à parte com o Atlético, que entrava no gramado do Independência para enfrentar o Figueirense, quando enviei esta coluna.

Os pontos perdidos principalmente no início do campeonato complicaram as pretensões do Galo, que agora joga sempre pressionado e torcendo contra os dois que estão na frente dele. Os três primeiros farão três jogos em casa e três fora. O Palmeiras receberá o Internacional, Botafogo e Chapecoense. Jogará nas casas do Santos, Atlético e Vitória. O Flamengo terá em casa: Botafogo, Coritiba e Santos; Atlético, América e Atlético-PR fora. O Galo recebe o Flamengo, Palmeiras e São Paulo e visita o Coritiba, Santa Cruz e Chapecoense.

Com a vitória magra ontem em Salvador, o Cruzeiro, que jogou com time reserva, chegou aos 41 pontos e praticamente selou a permanência na Série A. Tem pela frente o Fluminense, Santos e Corinthians, em casa; Atlético-PR, Sport e Internacional, fora.

Queda. Os quatro rebaixados também estão praticamente definidos. América e Santa Cruz já pensam na disputa da Série B 2017. O Vitória, pelo time ruim que tem, deverá seguir o caminho, e a última vaga possivelmente será do Figueirense, que também é fraco. Coritiba e Sport podem entrar na briga. O Internacional vem reagindo e tem elenco para ficar na Série A.

Decisão diferente. Mineiros e gaúchos farão uma semifinal e final de Copa do Brasil diferente. Grêmio e Cruzeiro são os maiores vencedores da competição e essa tradição “copeira” terá um tira-teima especial entre eles. O Inter, mal no Brasileiro, foi bem nas quartas, eliminando o Santos. No mata-mata, a estratégia adotada pelo treinador costuma ser decisiva.

Bem na fita. O goleiro Rafael mostra a cada partida que o Cruzeiro está muito bem servido na posição. Além de atuações seguras, também é especialista na defesa de pênaltis. Contra o Vitória foi a quarta defesa em cinco. Não está dando motivos para nenhum torcedor reclamar da ausência do Fábio,

Recomeço. A dupla Enderson Moreira e Ricardo Drubscky tem tudo para fazer um ótimo trabalho no futebol do América. Agora como diretor de futebol, Drubscky já trabalhou com Enderson nas categorias de base, do Santa Tereza e do Cruzeiro. No Santa, Enderson era volante, capitão do time. E foi o Drubscky quem o incentivou a se tornar treinador.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!