THIAGO NOGUEIRA

Os sorteios já não são mais os mesmos

Redação O Tempo


Publicado em 25 de agosto de 2017 | 03:00
 
 
 
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A CBF sorteou ontem os mandos de campo da final da Copa do Brasil. Parecia um protocolo simples: jogar os nomes no globo e tirar a bolinha. Mas, seguindo inspirações europeias, a confederação transformou um simples gesto num grande evento, com as presenças dos técnicos Mano Menezes e Reinaldo Rueda, do meia Diego e do gerente de futebol da Raposa, Paulo César Tinga (Thiago Neves, com febre, não pôde comparecer). Conduzido pelo apresentador Felipe Andreoli, o sorteio, que durou mais de meia hora, virou um pequeno talk-show, com direito a link com os estúdios do SporTV, que transmitiu tudo ao vivo. Ah, sim, o segundo jogo será no Mineirão.

Foi a primeira vez também que a CBF apresentou uma logomarca específica para a finalíssima, dando destaque para o patrocinador master da Copa Continental do Brasil. Diretor de competições da entidade, Manoel Flores tem apostado cada vez mais no marketing para promover os torneios. Foi ele quem implementou a entrada conjunta dos jogadores em campo antes dos jogos.

De gala

Embora muitos tenham dito por aí “sorteia isso logo!”, muita gente ficou grudada na TV para ouvir a opinião dos representantes dos clubes no evento. Ontem também, em Mônaco, na França, a Uefa promoveu o sorteio da Liga dos Campeões com muito requinte. Entre uma bolinha e outra, os apresentadores chamavam ao palco os melhores da última temporada. Ter Cristiano Ronaldo e Messi no misto de premiação e sorteio foi uma baita promoção.

‘Parças’

Ainda sobre o tema Copa do Brasil, chamou atenção a troca de gentilezas entre Cruzeiro e Flamengo nas redes sociais. “Fala aí, Maior de Minas! Será uma decisão de arrepiar, hein, @Cruzeiro?”, publicou o @Flamengo. “É isso, Maior do Rio! Serão dois jogos espetaculares, e a festa será linda, @Flamengo!”, respondeu o Twitter azul. Esse tipo de interação tem sido cada vez mais comum e sempre gera grande repercussão. Até o embate, vai ser só camaradagem.

Palavra

Muito se discute sobre o que é melhor: mata-mata ou pontos corridos. O Campeonato Brasileiro tem o Corinthians líder disparado, mas, com a Copa do Brasil disputada ao longo do ano, também há espaço para emoções dos confrontos diretos. A prova disso está na audiência desses tipos de competições. Na quarta-feira, Flamengo x Botafogo repetiu os números de Brasil x Alemanha, na Copa 2014, considerando apenas o Rio. Foram 41 pontos de média, 60% das TVs ligadas.

Por aqui

Na última segunda-feira, profissionais de marketing, da comunicação, gestores e atletas participaram do seminário “Gestão Inovadora para o Marketing Esportivo no Brasil”, promovido pela SportsEtc Marketing Esportivo. O encontro foi uma boa oportunidade para discutir estratégias, trocar cartões de visita e descobrir caminhos para alavancar as modalidades esportivas de pouca mídia e bombar aquelas de maior demanda, como é o caso do futebol.

Imagem

Um dos assuntos mais debatidos no seminário foi a gestão de imagem, tanto dos clubes como dos atletas. Atualmente, os esportistas são donos de uma identidade tal qual as agremiações esportivas. E o legal é que os atletas estão cada vez mais cientes disso. A preocupação com as redes sociais, de se mostrar para o público, é entendida como uma necessidade, mesmo que alguns tenham sido reticentes num primeiro momento.

Engajamento

Nas apresentações sobre mídias sociais como ativo de marketing esportivo, Jihan Kazzaz e Carolina Zanco, da SportsEtc, mostraram a importância de se criar o engajamento. Conteúdos de qualidade sempre podem atrair seguidores. Para isso é interessante dar atenção às pessoas, respondendo comentários, indicando soluções, participando das conversas. Quando a maré está boa, ajuda muito. Mas se está ruim, é possível contornar.

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