COLUNA DO JACARÉ

FB Mondial HPS 125

Modelo scrambler de 125 cc tem motor de refrigeração líquida e suspensão dianteira invertida


Publicado em 10 de abril de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

A renascida marca italiana F.B Mondial apresentou, na Europa, a sua espetacular scrambler FB Mondial HPS 125 2019. Um modelo que não poupa tecnologia, pois, mesmo sendo de baixa cilindrada, tem motor refrigerado a líquido e suspensão dianteira invertida, avanços que raramente são vistos em motos menores do que 600 cc.

O visual retrô atraente é mesclado com o clássico, próprio das scramblers, e com a criatividade estética moderna, inerente aos italianos, resultando numa moto muito bonita, que, no entanto, incorpora tecnologia atual.

O painel de instrumentos é moderno e oferece todas as informações próprias à condução. Já o escape curto e recortado de duas saídas, posicionado bem acima do solo, destaca-se no desenho. A moto ainda tem banco solo no estilo cafe racer, retrovisores muitos peculiares fixados no guidon, que é quase reto, no estilo esporte, spoiler sob o motor e cromados dispostos na medida certa, tornando a moto uma máquina que não passa despercebida.

É certo que esse modelo, ou outro similar, no segmento de baixa cilindrada poderia, com certeza, ter boa acolhida no mercado brasileiro. Mas somente os europeus têm à disposição modelos que jamais virão para as terras tupiniquins.

Motor avançado

A moto FB Mondial HPS 125 2019 está equipada com moderno motor monocilíndrico de quatro tempos, 124,2 cc, quatro válvulas, refrigeração líquida e injeção eletrônica. Ele entrega potência máxima de 13,6 cv a 9.750 rpm e torque máximo de 1,09 kgfm a 8.000 rpm. O câmbio é de seis marchas.

No quesito ciclística, adota chassi tubular de aço, com balança traseira em alumínio, e suspensão traseira, com dois amortecedores, com visual retrô, e telescópica invertida na frente. Os freios CBS (combinados) são a disco nas duas rodas com discos do tipo margarida. A pinça dianteira é radial de quatro pistões, e a traseira, flutuante, como se verifica em motos bem maiores. Os pneus são nas medidas 130/80-17 na traseira e 100/90-18 na dianteira.

Bem-projetado, o modelo pesa apenas 140 kg, incluindo o óleo lubrificante e o tanque de combustível de nove litros. A FB Mondial não tem representante no Brasil. O seu preço na Europa é de 3.495 Euros, aproximadamente R$15 mil.

FB Mondial HPS 125

Motor: Monocilíndrico, 4T, 124,2 cc, 4 válvulas e refrigeração líquida
Potência: 13,6 cv a 9.750 rpm 
Torque: 1,09 kgfm a 8.000 rpm
Câmbio: 6 marchas
Suspensão: (T) 2 amortecedores (D) invertida
Freio ABS: (D) disco (T) disco
Pneus: (T) 130/80-17 (D) 100/90-18 
Tanque: 9 L
Peso cheio: 140 kg 
Preço na Europa: Perto de 15 mil

PASSEIO JACAREMOTO

FIM DE SEMANA
* 8° Aniversário Solidário Jaburu’s MC do Brasil em São Sebastião do Paraíso. (35) 988 074 247.
* 2° Motopoint Caburés do Asfalto em José Raydan. Realização: MGs Caburés do Asfalto e Clã. (33) 988 812 912.
* 3º Aniversário Silver Hawks MC em Conselheiro Lafaiete. Show de rock. (31) 988 150 317.

SÁBADO
* Engine Motores - Honda Scooter de Ser em BH. Local: aeroporto Carlos Prates. Espaço exclusivo para você conhecer e testar toda a linha Scooter Honda 2019 e participar de competições valendo prêmios. Realização: Espaço E-Hangar e By Moto. Ingresso no (31) 984 502 676.

DOMINGO
* Motopoint Mensal do MC Moto Sobre Trilhos, em Sarzedo. Entrada franca e show da banda Wing of Steel. (31) 386 481 521.
jacaremoto.com.br: cadastro na agenda no novo site ou pelo:
jacare.jacaremoto@gmail.com

MOTONOTÍCIAS

* Ontem, no BH Motopoint, a banda Wings of Steel deu um super-show, e o próximo point será dia 14/5. E por falar em banda, a Gordini arrasou no show, em Resende Costa, neste fim de semana. E a banda Green Line vai se apresentar novamente, dia 16/5, às 19h, no Cine Teatro Brasil, BH. Show de rock, anos 70 e 80, com trio de cordas. Imperdível!

* Para quem aprecia motos customizadas e não pode bancar o preço, uma boa novidade. No clubemotocustom.com o seu sonho pode ser realizado. Uma moto especial será sorteada no dia 25/4 após formação de um grupo de 700 pessoas. O Clube Moto Custom nasce com o propósito realizar sonhos e oferecerá ainda oficina compartilhada, peças etc. aos associados.

* As nipônicas Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki se uniram para desenvolver baterias e sistemas de alimentação de motos elétricas. Ninguém quer perder o bonde elétrico-ecológico. Todas as marcas vão desenvolver moto limpas, e uma uniformidade na bateria substituível, em projeto único, conduzido em pareceria, pode diminuir custos. Quem viver verá.

* Honda tira de linha a CBR 500R depois de ver que as vendas diminuíam a cada ano. Denominada esportiva, como o R informa, tem motor de 471 cc, ótimo para uso em motos aventureiras ou naked, mas que não corresponde ao anseio esporte. Assim, a pseudoesportiva penava para vender enquanto a 500F e a 500X são sucesso. O cliente não é bobo e não compra mais só visual e marca. Vem aí a CBR 650R.

* Demorou, mas chegou a nova BMW F 850, partindo de R$50 mil. A marca alemã teve que se mexer após ver a excelente britânica Triumph Tiger 800 vender mais de cinco vezes (2.650 unidades) que a BMW F 800 GS, que faturou em 2018 pouco mais de 550 motos. A BMW também viu que só marca não vende mais para os brasileiros. Depois da vaca quase no brejo (três patas, no mínimo), melhorou o motor e acrescentou novos sistemas na F 850 para ir atrás do prejuízo. Será?

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!