A Honda apresentou em evento na cidade histórica de Tiradentes a nova CRF 1000L Africa Twin 2020, com parte eletrônica aprimorada, mais fôlego e a opção de um tanque de combustível maior.
Aprendendo com os erros do passado – pagou caro, pois a moto vendeu pouco com o preço alto –, dessa vez, chegou com valores dentro da realidade e em par com as concorrentes, de quem ela se destaca por ser, efetivamente, a mais trail das superaventureiras de verdade – é das mais equilibradas todo-terreno do mercado, tem agilidade e manobrabilidade incríveis, (que comprovei no teste de 2017, em qualquer terreno), e que melhorou com a facilidade dos acertos das suspensões e acelerador elétrico. Além disso, acelera forte e rápido.
A Honda CRF 1000L Africa Twin 2020 recebeu renovação no desenho geral e nas faixas, além de novo banco e escape. Também ganhou duas versões: a Simples e a Adventure Sports. E cada uma com duas variáveis, a Standard e a Travel Edition, com opções de todos os equipamentos possíveis para facilitar a vida nas viagens e nas aventuras.
Mas o interessante é o conjunto eletrônico renovado e aumentado, comum de todas as versões, que inclui vários modos de pilotagem e o novo controle de tração para sete níveis e que pode ser desligado ao gosto do piloto.
Para ser atrativa também no desempenho, a Honda mexeu no “quase esportivo” motor de dois cilindros paralelos de 999 cc e aumentou a potência de 90,2 cv para 94,6 cv.
O artifício foi conseguido com uma caixa de filtro de ar maior e novo sistema de escapamento, que também emite um ronco mais forte. O cabeçote tem comando DOHC de oito válvulas, refrigeração líquida e equipado com o acelerador eletrônico, que não faz parte do modelo antigo. O câmbio é de seis marchas.
Já a nova versão Adventure Sports tem suspensões 20 mm mais altas, totalmente reguláveis em vários níveis (em todas), tanque de combustível com capacidade de 24 L – 19 L na versão simples – banco com dois níveis de altura e para-brisa maior.
O painel de LCD, comum a todas as versões, também traz novo desenho e fornecendo muito mais informações ao condutor. Os freios são ABS de última geração. A Africa Twin 2020 ficou assim, ainda melhor preparada para os mais experientes aventureiros.
A nova big trail da Honda estará nas lojas a partir de agosto nas cores branco para a CRF 1000L Adventure Sports e vermelho e preto para a CRF 1000L Africa Twin. Os preços sugeridos, em São Paulo, são: R$ 58 mil para a CRF 1000L Africa Twin e R$ 70 mil na CRF 1000L Adventure Sports Travel Edition. Mais informações em www.honda.com.br