Para conquistar (e manter) o segmento o que era bom teve que ficar melhor. E ficou! A Honda Europa apresentou a nova CRF 1100L Africa Twin, de 102 cv, substituta da CRF 1000, de 95 cv. Para o Brasil, ela chegará somente no fim de 2020, e olhe lá! Além do motor maior, a nova supertrail recebeu mais tecnologias de série, chassi mais estreito, e, de quebra, conseguiu ficar mais leve, facilitando a pilotagem nas trilhas.
O visual quase não teve alteração, e continua muito atraente. Mas na ciclística, mudou bastante, e para melhor, ficando mais ágil. O novo chassi recebeu outra balança, no mesmo material, inspirada na CRF 450R, o que ajudou na redução do peso total em 5 kg. Agora, ela pesa 226 kg. Antes, na 1000, era 231 kg. O trabalho de reengenharia alcançou a caixa de câmbio, que também ficou mais leve. Mas a mexidas na ciclística resultaram em outras mudanças. Caso do banco, que ficou mais baixo deixando a moto acessível para condutores de menor estatura.
A novidade mesmo fica debaixo do tanque. A motorização foi ampliada. O novo motor bicilíndrico paralelo, com comando válvulas de escape variável, injeção direta e refrigeração líquida, pulou para 1.084 cc, conseguindo 102 cv de potência e 10,7 kgfm de torque. Além disso, o motor ganhou cilindros de alumínio. Sem dúvida, um grande fôlego para o modelo, que já era muito competitivo, com resultado de aceleração comparável a uma semi-esportiva. Além disso, a Honda aprimorou a eletrônica ainda mais, em relação ao modelo anterior.
As suspensões, não mudaram. Na frente, usa garfo invertido e, na traseira, tem monoamortecedor. As rodas são aro 21 na frente e aro 18 atrás com freios ABS inteligente para curvas. O modelo tem painel TFT colorido e muitas outras modernidades atuais.
A CRF 1100 2020 Africa Twin será oferecida com seis modos de condução: Tour, Urban, Gravel, Offroad e mais dois modos ajustáveis. Na Europa, a versão básica será oferecida por 14.990 euros, próximo de R$ 65 mil.
Ficha técnica: CRF 1100 L Africa Twin 2020
- Motor: bicilíndrico paralelo, 1.084 cc, 8 válvulas. Refrigeração líquida e injeção direta.
- Potência: 102 cv.
- Torque: 10,7 kgfm.
- Câmbio: 6 marchas..
- Freios: (T) disco (D) disco
- Tanque: 19 L.
- Peso seco: 226 kg.
- Rodas: (D) 21" (T) 18".
- Preço na Europa: R$ 65 mil.
MOTONOTÍCIAS
* Já está perto a abertura das portas do Salão das Duas Rodas em SP, de 19 a 24 desse mês. A maior feira de motos da América Latina, esse ano, será no novo local, maior e com muito mais conforto. As pistas externas para testes de muitos modelos é outra novidade. Ver em salaoduasrodas.com.br.
* Os lançamentos também podem surpreender nesse Salão. Honda e Yamaha têm motos inéditas, que foram mostradas no Salão de Tóquio, no mês passado. Além dessas, a Piaggio vai lançar a Vespa Club 125 durante o Salão e a Triumph, vai ter um superestande com os modelos recentes. Mas Kawasaki, Suzuki e Kimco também têm muitas novidades para mostrar.
* O Salão das Duas Rodas desse ano, será muito mais interessante e atrativo. Haverá shows, pista de apresentações, internas e externas, com equipes de acrobacias e de corridas, e atrações musicais e de jornalistas pilotos e apresentadores especializados, que são famosos na mídia. Esse evento vai marcar na história.
PASSEIO JACAREMOTO
FIM DE SEMANA
- 1º Encontro de Motociclistas em São Francisco do Glória. (32) 988 264 101.
SÁBADO
- Motochurrasco Ultra Motos, em Contagem. (31) 988 153 150.
- 15º Aniversário do Sapos do Asfalto MC em Ouro Preto. (31) 985 215 467.
- Motoreunião do MC Abutres de Minas Gerais em BH. (31) 992 535 666.
DOMINGO
- 68º Motopoint Discamisadus em BH. (31) 984 691 715.
TERÇA
- 95° BH Motopoint em Contagem. (31) 971 500 903.
Veja mais em jacaremoto.com.br