COLUNA DO JACARÉ

KTM 790 Duke 2018

Montadora laranja entra no grupo dos motores dois cilindros paralelos com inédita moto compacta e cheia de recursos eletrônicos

Por José Carlos Roberto (ZC Jacaré)
Publicado em 16 de maio de 2018 | 03:00
 
 
 
normal

A KTM, montadora austríaca, há muito vinha ensaiando um motor de dois cilindros paralelos, pois sempre utilizou o de um cilindro ou V2 (L2, na verdade). Agora essa usina de força (batizada de LC8) virou realidade com a inédita e supertecnológica KTM 790 Duke, que foi lançada na Europa – não há nada decidido sobre se virá para o Brasil. Como a KTM não gosta de ficar para trás, o modelo é uma máquina que se apresenta, por conta de seu formato, do motor gêmeo, dos equipamentos, dos números e eletrônica embarcada, incomum em seu segmento, estupenda e muito interessante, sem falar no visual inovador, para lá de atraente e muito bonito.

No desenho estético diferenciado, como é próprio da KTM, a nova moto tem volume compacto (só 169 kg a seco) e adota um farol rachado no meio, que lembra dois blocos ópticos semirretangulares, o que diferencia facilmente a moto, e a cor laranja da marca, mas, sem tanto alarde, já que o modelo tem a maior parte das pinturas e dos acabamentos em preto.

Mas é no quesito eletrônicos que essa nova 790 Duke se destaca, e muito, das demais de seu segmento. Ela vem equipada com um sistema que mede o ângulo de inclinação lateral e longitudinal (empino), além de aceleração e intensidade de pegada dos freios, para regular a atuação do controle de tração. Os quatro modos de pilotagem permitem soltar uma adrenalina ou ter um domínio mais amigável do modelo, e tem ainda o controle de arrancada, que não deixa a moto empinar mesmo enrolando todo o cabo do acelerador, que, no caso, é um fio. O ABS também pode ser desligado na roda de trás, garantido maior liberdade ao piloto ou permitindo frenagens travadas mesmo em curvas.

Motor duplo

A KTM adota pela primeira vez uma motorização de cilindros paralelos. O motor, denominado LC8, tem 799 cc, 103 cv a 9.000 rpm, 8,9 kgfm de torque a 8.000 rpm e oito válvulas. O comando de válvulas é duplo, e a refrigeração é líquida. Visando diminuir as vibrações, ele possui dois eixos balanceiros. O câmbio é de seis marchas ligado ao moderno sistema quick shifter, que permite a troca de marchas sem o uso da embreagem.

Além disso, a moto dispõe ainda de quatro modos de pilotagem e de controle de tração com três níveis de aplicação de força do motor na roda traseira.

Na ciclística, sua primazia se revela pelo chassi de treliça de aço com o motor sendo parte integrante da estrutura e pela suspensão moderna com monoamortecedor traseiro regulável e tubos telescópicos invertidos na frente.

A KTM 790 Duke vem equipada com um moderno painel digital com tela TFT e diversas funções já comuns em modelos dessa categoria e computador de bordo além da possibilidade e conexão, via bluetooth, ao celular. 

O modelo está sendo oferecido na Europa com mais de 30 itens de customização esportiva e chega com as opções de cor cinza com laranja e cinza com preto. O preço é de aproximadamente R$ 47 mil.

KTM

Técnica: KTM 790 Duke

Motor: LC8 dois cilindros paralelos, 799 cc, DOHC de 8 válvulas e refrigeração líquida

Potência: 103 cv a 9.000 rpm

Torque (força): 8,9 kgfm a 8.000 rpm

Câmbio: 6 marchas

Suspensão: (T) mono (D) invertida

Freios ABS: (D) disco (T) disco

Pneus: (D) (T)

Tanque: 14 L 

Peso seco: 169 kg

Preço na Europa: perto de R$ 47 mil

 

MOTONOTÍCIAS

* Neste sábado, 19/5, das 8h às 17h, acontece a campanha de doação de sangue dos motociclistas de BH. Local: Hemominas, atrás do Parque Municipal de BH. Além dos trabalhadores das duas rodas e dos motociclistas de lazer, o organizador do evento, Geraldo Soares, conta também com o apoio da comunidade dos motoclubistas para que a quantidade de sangue supere a recolhida no ano passado. Eu, o Jacaré, estou apoiando. Seja solidário e vá doar sangue.

* Os pilotos da equipe mineira Yamaha 02BH Racing participaram da etapa do Mundial de Enduro na Espanha, onde Luis Oliveira conquistou uma excelente 10ª colocação na categoria EnduroGP, a principal. Oliveira é o líder do campeonato BR na categoria E2. Já Patrik Capila, líder do BR na categoria Júnior, depois de conquistar um excelente segundo lugar no campeonato português, no mês passado, teve que abandonar a prova do mundial por conta de uma virose. Representaram bem o Brasil, parabéns!

* O cerol está voltando com força nas linhas dos papagaios. Em país que não consegue cumprir leis nem fiscalizar e punir os infratores delas, o que se pode fazer é prevenir. Assim, os motoqueiros previdentes e amigos de seus pescoços devem usar a antena protetora. Alguns, para não usar, dizem que ela enfeia a moto. Mas defunto bonito não arruma namorada.

 

Passeio Pra Motos

AMANHÃ

* 9º Motopoint do Cabeça Seca MC em BH. Show com a banda Arquivo D’vinil. (31) 998 675 053.

SÁBADO

* 1º Jabó Moto Rock em Jaboticatubas. Realização: Capitães Motogrupo. (31) 986 068 151.

* 1º Aniversário da Moto Raja em Belo Horizonte. Entrada franca e show de rock. (31) 3228-8500.

DOMINGO

* 79° Motopoint Mensal Lobo Solitário em Pará de Minas. (37) 999 951 343.

* Aniversário dos MCs Libertadores e Vscaravelhvs em Vespasiano. Entrada franca. (31) 993 100 109.

* 11ª Motoromaria de Padre Libério em Pará de Minas. Saída às 10h. (37) 999 760 508.

www.jacaremoto.com.br; cadastro na agenda pelo: jacare.jacaremoto@gmail.com

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!