COLUNA DO JACARÉ

Nova Panigale V4 1100

Ducati revoluciona o segmento superesportivo com a nova criação de inédito motor quatro cilindros

Por JOSÉ CARLOS ROBERTO (ZC JACARÉ)
Publicado em 15 de novembro de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

A italiana Ducati apresentou, antes do esperado Salão de Motos de Milão (Itália), a inédita superesportiva com novo motor de V4 e que terá três versões: básica, S e S Special. Trata-se de uma revolucionária máquina, com o que há demais moderno em tecnologias extraídas das experiências no MotoGP. Ela é a mais potente moto que pode ser usada nas ruas, batendo a MV Agusta F4 RC de 205 cv. A Panigale V4 chega, claramente, também para fazer frente à poderosa ZX-10R da Kawasaki, que vem vencendo há muito o campeonato mundial SBK – com motos de “rua”. Além de motor avançado, ela vem recheada de inovadores recursos eletrônicos para o controle de tração, dos freios e da suspensão (que pode ser Sachs na versão básica ou Öhlins para as S e S Special, com ainda mais componentes de corrida). Claro, que o chassi é novo, mas inova ao adotar o magnésio em sua composição, tornando-o ainda mais leve, além de usar o motor como parte integrante do reforço. No vão do motor V4, vai a supercaixa de ar e a bomba de água, sob um tanque de alumínio. Utilização supercriativa, que ainda ajuda a centralizar o peso e a diminuir o comprimento da moto.

Novo motor V4

A Ducati tem tradição de motores de dois cilindros em L, mas, diante da evolução das outras marcas, se viu impelida a se mexer e a mudar. E como se mexeu. O inovador motor de quatros cilindros em V herda o que há de mais moderno das pista do MotoGP e incorpora a tecnologia desmodrômica de comando de válvulas dos motores L2 da Ducati. Difícil descrever as novidades desse V4 em poucas linhas, mas, resumindo, é o mais avançado e potente (e sem turbo), que equipa uma moto de série. Com 1.103 cc, a potência, na versão básica, é de 214 cv a 13.000 rpm, e o torque máximo vai a 12,6 kgm a 10.000 rpm. Além disso, ele pode ser envenenado para as versões S e S Special, ganhando mais 12 cv com troca de escape e otras cositas más. No quesito eletrônico, um destaque é o Ducati Wheelie Control EVO, que gerencia ao força e o Ducati Power Launch, ajustável em três níveis para permitir arrancadas-relâmpago. Assim, se não ultrapassa as concorrentes nesse item, fica par a par com os recursos que permitem ter à mão um ataque mais esportivo nas entradas e nas saídas de curvas (evita escorregar), pois a suspensão eletrônica (marca Öhlins, na versões S e S Special) age junto com o ABS de três modos, atuando diferentemente na roda traseira. Fora o controle de tração que faz a entrega ajustada exatamente nas saídas de curvas com força adequada. Desnecessário dizer, mas digo: os freios são avançados, mais leves e mais eficientes. O peso cheio é de 195 kg para a S e a S Special e 3 kg a mais na básica. As rodas são de liga leve de três raios, em todas, mas nas versões S e Special, que terão mil unidades produzidas, usam material mais leve ainda. Para gerenciar tudo, o piloto tem um completíssimo painel digital em cores de alta resolução. O visor permite que você escolha entre duas visualizações distintas: uma para a pista e outra para uso nas ruas. A nova superesportiva Ducati Panigale V4 ainda não tem preço definido e não está à venda nem na Itália, mas já fiz minha reserva. Vai que até lá ganho na loteria e fico rico.

Panigale V4

Motor: V4 de 1.103 cc, comando Desválvulas e refrigeração liquidamodrômico de 16

Potência: 214 cv a 13.000 rpm

Torque (força): 12,6 kgm a 10.000 rpm

Freios ABS: (D) 2 discos (T) disco

Suspensão: (D) invertida (T) mono

Pneus: (D) 120/70 - 17 (T) 200/60 - 17

Tanque: 16 L

Peso cheio: 195 kg

Preço: ND

 

MOTONOTÍCIAS

* A Honda lançou no Salão de Tóquio, Japão, no mês passado, a nova touring GL 1800 Gold Wing, que ficou mais leve e ágil facilitando ainda mais a pilotagem. O chassi de alumínio e o motor boxer de seis cilindros foram reprojetados e ficaram mais compactos. O modelo é completamente novo e vem em duas versões: bagger e tour e câmbio DCT opcional. No final, houve uma redução de peso de até 48 kg em comparação ao modelo anterior.

* Ainda na marca Honda, um protótipo foi apresentado: o Neo Sports Café, uma naked esportiva de inspiração retrô. Pode vir a ser o próximo modelo da marca, após a saída de linha da CB 1000R. A base é do protótipo e de superbike, com chassi de alumínio, suspensão dianteira invertida e motor de refrigeração líquida. O farol é redondo de LEDs estilizados, painel TFT colorido em guidom baixo e plano e tanque arredondado. Vejamos as novidades no Salão de Motos de Milão, na Itália.

* A Honda inova também nos veículos de maior popularidade. O scooter PCX 150, apresentado no Salão de Tóquio, terá versões híbrida, que combina motor elétrico e a combustão, e a de motor elétrico, abastecido com uma bateria portátil, que serão comercializadas na Ásia no ano que vem.

* Veja as fotos do Salão Duas Rodas, que esta acontecendo e vai até domingo, em São Paulo, no www.jacaremoto.com.br/Festas.aspx

Passeio Pra Motos

FIM DE SEMANA

* 6º Encontro de Motociclistas em Onça de Pitangui, em praça aberta. Show de rock. (37) 988 554 973.

* 16º Encontro de Motociclistas em Boa Esperança. Realização: MC Urubus da Serra. (35) 988 864 884.

* 1º Trilhão e 1º Pedal, em Coronel Fabriciano, na Serra dos Cocais. Realização: Tank Eventos Radicais. (31) 991 358 636.

* Final do Campeonato Mineiro de Motocross em Piranga. Entrada será mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. (31) 999 935 614.

SÁBADO

* Motopoint Fantasmas do Asfalto e niver da Sandra Bruxinha em BH. (31) 997 228 249.

Veja mais agenda no jacaremoto.com.br

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!