A Honda apresentou a nova NXR 160 Bros versão 2019, que é a moto campeã de venda do segmento trail (apta a andar na terra e no asfalto) e também de valor de revenda, conforme revelou concurso e pesquisa nesse sentido no meio do ano. No modelo 2019, a NXR 160 Bros chega com a novidade da opção de cor branca com grafismos inspirados nos modelos off-road da linha CRF e novos grafismos na versão topo, a ESDD.
O visual atual é atraente e melhora a estética do desenho com a nova cor e a fixação de grafismos. A versão ESDD, tem freios a disco nas duas rodas e o sistema de frenagem combinado (CBS), que também equipa as outras versões do modelo. Além disso, vem também nas cores vermelho, azul e laranja, que ganharam grafismos diferenciados.
Completa o visual o eficiente painel de instrumentos “blackout” digital, (com velocímetro, marcador de combustível e hodômetro, total e parcial), o bagageiro dotado de alças laterais e o eficiente farol de policarbonato com refletor multifocal, envolvido por uma bela carenagem, além da proteção das abas laterais do tanque e o paralama alto próprio de suspensões mais altas.
A fabricante informa que a NXR 160 Bros é confiável e eficiente e que tem grande versatilidade e facilidade de uso na cidade e nos diversos tipos de estrada. Além disso, carrega características como agilidade, praticidade, economia e segurança.
A versão mais simples da Honda NXR 160 Bros, com os dois freios a tambor, não sofre alterações de ano/modelo e continua oferecida nas cores preto e branco.
Motor robusto
A NXR 160 Bros 2019 mantém o confiável e moderno motor monocilíndrico de 162,7 cc, arrefecido a ar de quatro tempos, que a equipa desde seu lançamento. Ele tem o comando único de válvulas no cabeçote (OHC) com balancins roletados que aumenta a sua eficiência e o rendimento. O sistema de injeção eletrônica de combustível é Flex One (bicombustível), permitindo o uso de etanol e gasolina em variadas proporções. A potência máxima é de 14,7 cv com etanol e 14,5 cv com gasolina, a 8.500 rpm. O torque máximo é de 1,6 kgfm com etanol e 1,46 kgfm com gasolina, a 5.500 rpm. O câmbio tem cinco marchas.
Na ciclística, a moto mantém o resistente chassi semiduplo tubular, em aço, que é complementado por eficiente suspensão alongada e reforçada formada por amortecedor único na traseira e tubos telescópicos simples na frente, que favorecem o conforto e o uso em ruas e estradas irregulares.
Um detalhe que aumenta o conforto dos ocupantes é o grande banco de dois níveis. Ele tem a distância ideal do solo e ajuda na ergonomia do conjunto, favorecendo a posição e a pilotagem, segundo a fábrica, para todos os biótipos. Os pneus são de medidas 90/90 - 19 na traseira e 110/90 - 17 na frente.
A Honda NXR160 Bros ESDD 2019 estará disponível nas concessionárias deste mês com preço sugerido de R$ 12.250. Na versão básica o preço é de R$ 10.241, ambos os valores em São Paulo. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.
NXR 160 Bros ESDD
Motor: monocilíndrico, 4 T, 162,7 cc, OHC, arrefecimento a ar e bicombustível
Potência: 14,7 cv a 8.500 rpm
Torque: 1,60 kgfm a 5.500 rpm
Câmbio: 5 marchas
Chassi: tubular de aço
Tanque: 12 L
Suspensão: (T) 90/90 - 19M (D) 110/90 - 17
Peso seco: 120 kg
Preço em SP: R$ 12.250
MOTONOTÍCIAS
* O MotoCheck-Up fez um RX do motociclista em BH. E isso é importante para ações de campanhas educativas futuras. O maior programa de orientação e conscientização de motociclistas da América Latina aconteceu pela primeira vez na capital mineira entre os dias 19 e 21 de setembro. Realizado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Bicicletas (Abraciclo), o evento checou itens de segurança em mais de 2.000 motos.
* A 23ª edição do MotoCheck-Up em BH, mostrou um interessante perfil dos usuários de motos. Verificou-se que, em BH, 89,2% usam a moto para ir e voltar do trabalho e, destes, 38,5% trabalham como motofretistas; 96,1% dos motociclistas são homens; 58,6% pilotam há mais de dez anos; 37,9% têm entre 31 e 40 anos; 19,1% têm entre 41 e 50; 54,6% nunca se envolveram em acidentes, e 28,5% estavam equipados com botas.
* Sobre as motos e suas condições, a checagem e a pesquisa da Abraciclo indicaram que: 65% das motos são de 2011 a 2018; 76,7% das motos têm motores até 160 cc; 38,3% têm motor de 150 cc; 25,3% tem motor de 125 cc; e 13,1% tem motor de 160 cc. Quanto aos equipamentos, temos: 92,3% das motos têm freios convencionais; 4% têm freio combinado; e 3,7% têm ABS, indicando um atraso no uso de novas tecnologias.
* E, por fim, o MotoCheck-Up constatou que ainda negligenciamos itens muito importantes para a segurança. Vejamos: 12,9% das motos estavam com o freio traseiro muito desgastado; 10,7% não tinham luz de freio; 8,8% tinham o pneu dianteiro muito ruim; 7,1% tinham a relação (coroa/corrente/pinhão) com desgaste acima do aceitável; 4,7% com o nível do fluído de freio baixo; 4,4% não tinham um ou os dois espelhos retrovisores adequados; e, o mais perigoso: 10,2% das motos estavam com o freio dianteiro abaixo do nível de uso que seria o desejável.
PASSEIO JACAREMOTO
SÁBADO
* Motochurrasco Solidário MC Rota 496 em Várzea da Palma. Entrada: R$ 20 + 1 kg alimento. (38) 999 471 830.
TERÇA
* 09/10 - 82º BH Motopoint, em Contagem, às 19h no Espaço VIP, na Babita Camargos, 199. Entrada franca a todos com show de rock com a banda Barba Negra (BH). Churrasco 0800, praça de alimentação barata e de qualidade. MC Motocouros com oficina de costura de couros e demais expositores diversos. MCs organizadores: Correntes da Liberdade, Veloster, Peripatus, Cupins da MG 030, Moicanos, Racer Bravo, Rebeldes, Família Real, Irmãos Coragem, Anjos do Asfalto e Advogados OAB, e o Sidão Motoca. (31) 987 315 115.
www.jacaremoto.com.br; cadastro na agenda pelo: jacare.jacaremoto@gmail.com