O som de uma “sete galo” (750 cc), de quatro cilindros, encantou a minha geração – e muitos ainda hoje ficam enfeitiçados. O ronco é música para os ouvidos. E pilotar uma moto esperta é refrigério para minha alma, viro menino outra vez.

Essa naked esportiva Suzuki GSX-S 750Z ABS 2020, que já está à venda, é uma ótima amostra disso. A Suzuki magistralmente conseguiu fazer do motor – derivado do esportivo R750 –, mesmo com menos potência, uma máquina que entrega mais força (torque) em baixos giros, para uso na cidade, mas que nos deixa experimentar toda empolgação em giros altos nas estradas. E como o modelo naked tem suspensões mais confortáveis, a experiência é muito boa – eu dei uma voltinha.

A GSX-S 750Z é uma moto de média cilindrada esportiva que pode ser usada diariamente. Ela apresenta um visual impactante e agressivo, que se complementa com partes do motor e do chassi escurecidos e a boa escolha das partes coloridas, que definem o contorno e o desenho geral. Destaque para o singular spoiler sob o motor, que agrega esportividade. Os componentes são de primeira adotando suspensões Kayaba, freios Nissin, e faróis de LED.

Na motorização, a Suzuki se esmerou. Trata-se de usina de força de quatro cilindros em linha, 749 cc, comando duplo de 16 válvulas (DOHC), refrigeração líquida e injeção avançada. A potência é de 114 cv a 10.500 rpm e torque de 8,26 kgfm a 9.000 rpm. O câmbio é de seis marchas. Para auxiliar a propulsão o modelo vem equipado com o controle de tração com três modos.

Como não poderia se descuidar da parte ciclística, a Suzuki desenvolveu um chassi de liga de alumínio, que é assessorado por ótimas suspensões: monoamortecida atrás e telescópica invertida na frente – tudo muito bem acertado –, com os freios ABS. As bonitas rodas de liga leve, bem desenhadas, usam pneus Bridgestone Battlax Hypersport S21, nas medidas 120/70ZR-17 e 180/55ZR-17.

O painel é dos mais completos com todas informações, que monitoram o motor e a dinâmica da moto, que não fica devendo em nada frente aos modelos rivais. A Suzuki GSX-S 750Z está disponível nas cores azul, branca, preto, azul com preto e vermelho com preto. O preço sugerido é de R$ 44 mil. Mais informações em suzukimotos.com.br.

Ficha técnica: 

  • Motor: 4 cilindros em linha, 749 cc, DOHC, 16 válvulas e refrigeração líquida
  • Potência: 114 cv a 10.500 rpm
  • Torque: 8,26 kgfm a 9.000 rpm
  • Câmbio: Seis marchas
  • Chassi: alumínio
  • Pneus: (D) 120/70ZR-17 (T) 180/55ZR-17   
  • Freios ABS: (D) 2 discos (T) disco
  • Tanque: 16 L  
  • Suspensão: (D) monoamortecida (T) invertida
  • Peso: 187 kg
  • Preço:  R$ 44 mil

 

MOTONOTÍCIAS

* O atirador, no encontro de motociclistas de Passos, no sábado, é um policial civil de São Paulo. Em um atrito verbal no banheiro, disparou para cima e atingiu o braço de um homem que entrava no recinto. Os organizadores do evento, um dos mais tracionais de Minas, socorreram rapidamente a vítima.

* É bom esclarecer que, diferentemente de outros países da América do Norte e da Europa, a maioria dos motoclubistas do Brasil é de gente cidadã, ordeira e solidária, que gosta de viajar de moto.

* Muitos motoclubes são de turismo e não têm foco no separatismo em grupos rivais, mas antes numa comunidade voltada para a irmandade e a união, que também reforça o intercâmbio cultural/econômico por meio dos encontros de motociclistas em todo país, muitos desses eventos com show de rock 0800 para todos.

PASSEIO JACAREMOTO

FIM DE SEMANA

*  12º Encontro MC Águias de Cristo em Belo Horizonte. (31) 988 676 372.

* 4º Encontro de Motociclistas em Porteirinha. (38) 999 779 981.

* 18º Encontro de Motociclistas em Ipanema. (33) 999 912 734.

*  1º Catas Altas Moto Fest em Catas Altas. (31) 3832-7344.

*  8º Encontro de Motociclistas de Santo Antônio do Amparo. (35) 999 470 506.

SÁBADO

* 2° Speed Solidário Unificado em Belo Horizonte. (31) 988 665 968.

DOMINGO

* 3º Motopoint de Motociclistas de Matozinhos.  (31) 991 218 536.

Fonte: Jacaremoto.com.br