COLUNA DO JACARÉ

Teste: Citycom S 300i

Sem mudanças externas, Dafra melhora o que já era bom aumentando a cilindrada do motor para oferecer mais força


Publicado em 21 de dezembro de 2016 | 03:00
 
 
 
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O scooter Dafra Citycom S 300i, de 27,8 cv, é um avanço interno em relação ao Citycom 300i, de 23 cv – líder na categoria desde 2010 –, pois, esteticamente encorpados, são modernos e parecidos, a não ser pelo S e pelas pinças de freios vermelha, na versão apimentada. Com quase cinco cavalos a mais de potência, o scooter S ficou muito mais esperto e oferece mais tranquilidade nas vias expressas e nas rodovias. Ele passou de 263 cc para 278 cc. São 15 cilindradas a mais, que fazem a diferença nas arrancadas e na velocidade final (acelera rápido e forte), que agora beira os 150 km/h no painel. Além disso, podem-se manter os 120 km/h em viagens, e ainda sobra uma forcinha para acelerar e aumentar numa emergência. Em tratando-se de motor (da taiwanesa SYM), é, comprovadamente, eficiente e de baixa manutenção. O Citycom S é bom de preço, correspondendo ao valor de venda sugerido. Ele tem câmbio automático CVT (polias e correia), prático e rápido, e aros de roda de 16 polegadas para transpor com facilidade e segurança nossas ruas esburacadas. Possui banco muito confortável e anteparo frontal com para-brisa de série, que protege do frio e até de chuva fina – não molha nem as pernas e sapatos. Essa comodidade de ir sequinho, numa chuva leve, é uma maravilha, à qual acostumei logo no teste e não queria dispensar.

Praticidade e agilidade

Um fator faz agradar logo no scooter S 300: sua agilidade, além da força e da praticidade no trânsito. Pode-se pegar estrada e viajar com tranquilidade, sem ter que passar marcha. Com o câmbio CVT, é uma comodidade sentar, acelerar e seguir com total controle, bem maior do que numa moto, que exige fazer trocas de marchas para manter a velocidade e, logicamente, o equilíbrio dinâmico. No Citycom S 300i, o motor, com o aumento de cilindrada de 263 cc para 278 cc proporciona uma segurança a mais, pois acelera rápido e pode fugir de situações de perigo nas BRs (em alta velocidade, com duas pessoas, deve-se ficar atento nas curvas de alta, pois balança um pouco). E o melhor é que, mesmo mais potente, não gasta mais; faz média mista de 24 km/L. No uso urbano ele é ágil e gostoso de pilotar, com fácil manobrabilidade para transitar com os carros. Tem bom conforto com as suspensões duplas na traseira e telescópica na frente. Um item de segurança, que agregou nessa nova versão, foi o CBS, ou freios conjugados, que reparte força: 70% na traseira e 30% na frente ao se acionar o manete esquerdo. Já o manete direito aciona somente o freio dianteiro. Esse sistema é muito eficiente e seguro, principalmente para pessoas inexperientes, fazendo parar num espaço menor. Mas o scooter tem outros atrativos e equipamentos para conforto e segurança dos ocupantes: baú sob o banco; porta-objetos com chave sob o guidom com tomada 12 V e luz de LEDs; além do descanso lateral com interruptor, que impede arrancar sem recolhê-lo. Faltaram um freio de estacionamento e, para aprimorar, um opcional de freio ABS. Em resumo: o Citycom S 300i é um excelente scooter, para o dia a dia e para viagens também. Fácil de lidar, confortável, até para o garupa, e gostoso de pilotar, com força sempre disponível no acelerador. O bom é que gasta quase o mesmo que uma moto pequena. Valor sugerido: R$ 19,5 mil. O scooter que foi cedido pela Motovia – Dafra em BH, (31) 3555-6699, era 0 km, assim, pode render bem mais km/l depois de rodar mais.


Dafra Citycom S 300i 2017

Motor: monocilíndrico, 278,3 cc, quatro válvulas, OHC, com arrefecimento líquido e injetado
Potência: 27,8 cv a 7.750 rpm
Torque: 2,8 kgfm a 6.500 rpm
Câmbio: automático CVT
Tanque: 10 litros
Peso cheio: 182 kg
Pneus: aro 16
Freios: 2 discos com F-CBS
Preço: R$19,5 mil


Motonotícias

* O Jacaré deseja que o espírito do Natal impregne todos os corações para que, verdadeiramente, a festa do nascimento do Menino Jesus seja vivida de acordo com seus ensinamentos de paz e amor entre os irmãos. Boas festas com Deus.

* O sistema de freio disco é mais eficiente e, obviamente, mais seguro, sem contar que é mais fácil e barata a manutenção. Já deveria ser há muito tempo uma norma obrigatória na fabricação. Melhor ainda com o sistema antitravamento ABS.

FOTO: ZC Jacaré / Jacaremoto
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O freio que deve ser mais usado é o dianteiro; e freio a disco deveria ser obrigatório para as motos

* Mas freios eficientes sem a correta pilotagem não apresentam resultados no dia a dia. Muitos pilotos ainda acreditam que o freio traseiro é o mais eficiente e se esquecem de usar o dianteiro – o mais eficaz. Isso é causa de muitos acidentes por conta da menor eficiência na frenagem e, aí, sem conhecimento e prática correta, não ajuda o freio a disco, o ABS ou tudo junto.

* Cuidado com alagamentos ou poças de água. Motociclistas devem ficar atentos a sua frente e evitar carros maiores ao lado nesse momento, pois um lançamento de água pode acarretar perda de visão, perigosa numa moto, ou mesmo uma queda pelo impacto da quantidade de água.

* Os bancos de sangue estão praticamente no fim, e bem numa época de acidentes. Os motoboys de BH estão fazendo uma bela campanha de doação de sangue. Procure um hemocentro. Motociclistas são mais solidários. Doem sangue e salvem vidas!

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