COLUNA DO JACARÉ

Tiger 1200: novidades

M Triumph renova a Tiger Explorer XCx, que tem embreagem hidráulica dupla e moderno sistema de suspensão semiativa


Publicado em 27 de julho de 2016 | 03:00
 
 
 
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A fabricante inglesa Triumph remodelou a Tiger Explorer 1200 XCx 2017. A moto recebeu pequenos incrementos estéticos e funcionais, mas sem alterar a sua identidade aventureira por excelência, incluindo o ABS desligável. As novas abas do tanque (e do para-lamas) têm funções aerodinâmicas e também de conforto, ao impedir que o ar quente do motor incomode o piloto. As tampas do motor são pintadas em cor diferente daquelas das carcaças em preto. O modelo chega bem-equipado com o Sistema de Suspensão Semiativa da Triumph, que controla ativamente as configurações da suspensão com opção de escolha entre “Asfalto” ou “Trilha”, com diferentes configurações de pré-carga e amortecimento para cada condição de pilotagem, além de nove diferentes etapas selecionáveis, que vão de “Conforto” a “Sport”.

A nova Tiger Explorer 1200 XCx oferece ainda a escolha de três modos de pilotagem: Estrada, Chuva e Trilha e a seleção pode ser feita mesmo em movimento. De acordo com a opção dos modos de pilotagem, mudam todo o mapa, os níveis de atuação dos freios ABS, o controle de tração e a configuração do amortecedor no sistema TSAS. O painel digital é moderno e de fácil visualização e incorpora uma lista invejável de funções, como o monitoramento da pressão dos pneus etc. Em relação à Explorer XR, o modelo básico (R$ 58,5 mil), porém bem mais recheado do que os concorrentes da BMW, a XCx, top de linha, custa muito (R$ 70,5 mil).

Motor forte

A Explorer utiliza motor tricilíndrico paralelo, que foi retrabalhado, com 1.215 cc e comando DOHC com 12 válvulas de 139 cv de potência e 12,1 kgfm de torque a 6.200 rpm e, segundo a fábrica, para fazer um melhor uso desta potência, recebeu embreagem hidráulica, com discos múltiplos. O novo câmbio tem relação de marchas mais longa, e a transmissão final é feita por eixo cardã. As suspensões são monoamortecida atrás com regulagens e invertida na frente. Os freios com ABS têm duplos discos na frente, com pinças radiais e simples na traseira. Para garantir maior estabilidade, melhor frenagem e mais controle da moto, mesmo em curvas mais fechadas, um novo recurso do modelo, a Unidade de Medição de Inércia (IMU), faz a medição contínua do comportamento do conjunto e de seus movimentos, de acordo com o nível de inclinação do piloto, o ângulo do guidão e a aceleração vertical, longitudinal e lateral, integrando tudo e atuando com o sistema de suspensão semiativa, oferecendo outro nível de segurança, de acordo com a fábrica – precisa ser testado para falarmos com propriedade. O chassi, de treliça tubular, continua o mesmo, e o tanque recebe 20 L.

Tiger 1200 XCx

Motor: Tricilíndrico paralelo, de comando DOHC com 12 válvulas e refrigeração líquida, injeção a gasolina

Potência: 139 cv de potência a 9.300 rpm

Torque: 12,1 kgfm de torque a 6.200 rpm

Câmbio: 6 marchas

Tanque: 20 L

Transmissão: eixo cardã

Chassi: treliça tubular em aço

Pneus: (D) 110/80 R 19 / (T) 150/70 R 17

Peso seco: 253 kg

Preço em SP: R$70,5 mil

12,1 kgfm de torque a apenas 6.200 rpm, traduzindo-se em muita força para ser utilizada na estrada e nas trilhas.

Motonotícias

* A Honda comemorou a produção de mais de 500 mil motores de 160 cc. Lançado em 2014 na NXR Bros 160, ele, atualmente, equipa também a linha Titan. A moderna motorização Flex, que tem capacidade cúbica de 162,7 cc, alcança até 15,1 cv quando abastecido com etanol. A fim de atender as normas de menores emissões de poluentes (que faz diminuir a potência), a maior cilindrada do motor não deixa perder desempenho e mantém a economia de combustível.

* O 9º Salão Nacional e Internacional das Motopeças será realizado de 17 a 20 de agosto, no Expo Center Norte em São Paulo - SP. Organizado pela Anfamoto (Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças), o evento congrega todos os fabricantes nacionais e internacionais, trazendo novidades ao setor de motopeças e incrementando a economia brasileira. Os lojistas são os mais interessados em ver e trazer novidades, que podem fazer a diferença no seu balcão.

* A Abraciclo (Associação Nacional de Fabricantes de Motocicletas) informou que a produção de motos caiu 33,4% no primeiro semestre de 2016 (464.357 unidades), em comparação a 2015 (697.540 motos). Dessa forma, a projeção de produção anual foi revista e deve fechar em queda de 13,7% – 1,02 milhões de unidades contra 1.224.597 em 2015. Já as exportações (31.134 unidades) cresceram 70,7% nos seis primeiros meses do ano.

* Já chegou ao Brasil a Ducati XDiavel, concorrente direta (e muito mais moderna) da Harley-Davidson V-Road, que custa R$ 75 mil. Ela foi eleita a moto mais bonita do Salão de Milão, na Itália, em 2015. Já a irmã mais maquiada, a XDiavel S, top de linha, custa apenas R$ 85 mil. O lançamento está acontecendo no Encontro de Motociclistas de Brasília, que termina neste domingo.

Passeio pra motos

SEXTA, 28.7

* Betim União Motopoint em Betim. Realização: União de Motoclubes. (31) 988 411 646.

FIM DE SEMANA

* 2º Encontro de Motociclistas em Carmópolis de Minas. (37) 999 878 663. Ligue antes.
* 1º Encontro de Motociclistas em Volta Grande. Realização: União de Motoclubes. (32) 999 313 021.

DOMINGO, 30.7

* 5º Trilhão Unificado - 305 anos de Sabará. Realização: Sabará Off-Road Clube. (31) 999 150 410.

Confira esses e outros eventos na Agenda Nacional do jacaremoto.com.br

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