A Yamaha Lander ABS vem, desde o ano passado quando substituiu a XTZ Ténéré 250, que saiu de linha, ganhando adeptos pelos atributos que possui e também pelo motivo do preço menor do que o da líder do segmento, a Honda XRE 300.
A XTZ 250 Lander ABS 2019/2020, além do visual encorpado, que remete e mescla, propositalmente, à última XT 660R e à Ténéré 700, com as grandes carenagens no tanque, ganhou novo farol de LED, tanque maior de 13,6 litros (antes 11L), painel digital com indicadores de consumo médio e consumo instantâneo e o freio ABS na roda dianteira.
Como brinde ainda se tem uma moto mais leve com apenas 143 kg, que facilita a uso em todos os tipos de pisos e estradas com muita agilidade e a comodidade do banco de dois níveis.
Motor confiável
O modelo todo terreno preserva o seu durável motor – o mesmo da Fazer 250 – um monocilindro de 249,5 cc, com cabeçote de comando simples (SOHC), com duas válvulas, refrigeração a ar, auxiliada por radiador de óleo e injeção eletrônica bicombustível com injetor de dez furos, como nas motos de alta cilindrada.
A potência, com gasolina é de 20,7 cv e de 20,9 cv com uso do etanol, a 8.000 rpm. O torque, é de 2,1 kgfm, a 6.500 giros. O câmbio tem cinco marchas.
A ciclística privilegiada, no estilo trail, que garante uma das melhores maneabilidades e estabilidade do segmento é composta por chassi de berço duplo, em aço tubular, suspensão monocross na traseira e telescópica protegida na frente. Os aros são 21 na frente e 18 atrás dotados de pneus são 80/90-21 e 120/80-18, respectivamente.
A XTZ 250 Lander ABS, não sofreu modificações desde o último lançamento em 2018. Ela pode ser encontrada com as cores azul, preto e branco ao preço sugerido, sem frete, de R$ 17 mil. A garantia é de quatro anos. Mais informações www.yamaha-motor.com.br.
Ficha técnica - XTZ 250 ABS
- Motor: Monocilíndrico, 4T, 249,5 cc, comando OHC, arrefecido a ar com radiador de óleo e injeção bicombustível
- Potência: 20,9 cv a 8.000 rpm
- Torque: 2,1 kgfm a 6.500 rpm
- Câmbio: Cinco marchas
- Freios: (T) disco (D) disco ABS
- Tanque: 13,6 L
- Peso seco: 143 kg
- Pneus: (D) 80/90-21 (T) 120/80-18
- Preço: R$ 17 mil
MOTONOTÍCIAS
* O Salão Duas Rodas 2019, em São Paulo, de 19 a 24/11, estará recheado de atrações para todos os gostos. Além de diversos lançamentos exclusivos haverá ainda muitas pistas internas e externa e para testes de direção. Sem contar com atrações extras com artistas e pilotos profissionais. Mais informações no www.salaoduasrodas.com.br
* A maior mostra latino-americana de motos vai apresentar o primeiro e maior teste em pista interna do Brasil. Estarão disponíveis scooter, motos, bikes e patinetes elétricos, fora a empolgante Oval Track com pilotos experientes. Na pista externa, o público terá a experiência numa verdadeira trilha off-road arborizada.
* Até o momento as marcas, BMW, Ducati, Harley, Dafra e KTM, não confirmaram presença no Salão Duas Rodas. Mas nem por isso o evento perde a majestade e será muito interessante pois Honda, Yamaha, Kawasaki, Kymco, Suzuki e outras marcas mostrarão modelos exclusivos. Além disso, a Associação de Fabricantes de Motos (Abraciclo) vai premiar os vencedores do Prêmio Abraciclo de Imprensa (de motos).