Atendendo os leitores, mais uma vez vamos comentar como funciona o atendimento ao público aqui na sede da Defensoria Pública da União (DPU), em Belo Horizonte.
A DPU funciona na rua Pouso Alto, na esquina com a avenida do Contorno, no Serra, bem perto do centro da cidade, da região hospitalar e da avenida Afonso Pena. Muitas linhas de ônibus passam perto da DPU, entre elas as linhas SC01A, SC01B, SC02A, SC02B, SC04B, 103, 2102, 2151, 8150 e 9250. Nosso horário para atendimento ao público vai de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Ou seja, se você chegar à Defensoria até as 16h você será atendido.
E quem é o cidadão que nós podemos ajudar? A DPU deve prestar assistência jurídica gratuita ao cidadão que não pode pagar um advogado. E como definimos quem pode e quem não pode pagar? A regra atual é a seguinte: primeiro você precisa somar as rendas da sua família (contando todos os moradores da sua casa). Feita a soma, funciona assim: a DPU poderá atender você se a renda da sua família for de até R$ 2.000 por mês.
Porém, existem exceções que precisam ser analisadas caso a caso. Um exemplo: temos casos de famílias com renda maior do que esses valores, mas que comprovam despesas muito elevadas com medicamentos de uso contínuo ou para doenças graves. Uma pessoa dessa família talvez poderá ser atendida pela DPU, pois pode ficar demonstrado que a família está gastando quase tudo o que ganha com necessidades, como remédios caros.
Essas exceções serão avaliadas (caso a caso) por um defensor público federal.
Mas como comprovar tudo isso? É importante lembrar que o interessado precisa trazer os documentos de todos os moradores da casa! Inclusive os documentos que comprovam a renda desses moradores. Por exemplo: termo de declaração de renda (no caso do autônomo); carteira de trabalho; contracheque recente; termo de rescisão do contrato de trabalho (se estiver desempregado); declaração de Imposto de Renda dos últimos dois anos, se houver; e extratos bancários referentes aos últimos três meses.
Do que nós cuidamos
Também é importante lembrar: a DPU cuida, principalmente, de processos relacionados à Justiça Federal e também pode ajudar a pessoa a resolver um problema envolvendo um órgão federal – como a Caixa Econômica Federal (CEF), o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), a Receita Federal do Brasil e outros.
Assim, o cidadão pode procurar a DPU em diversos casos: se ele tem problemas com o INSS (aposentadoria, auxílio-doença, revisão de benefícios, pensão por morte), com a CEF (financiamento habitacional, contratos), saúde (necessidade de internação e de medicamentos de alto custo, como remédios para tratamento de câncer) e muitos outros.
Para outros casos você deve procurar a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, pelo telefone (31) 3526-0500.
Defensoria Pública da União - www.dpu.gov.br - Rua Pouso Alto, 15, bairro Serra (esquina com av. do Contorno). Horário de atendimento: 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. O atendimento é apenas pessoal, não é realizado por telefone nem e-mail. - Participe da coluna enviando sua pergunta para o e-mail duvidas.mg@dpu.gov.br