Dolce Vita

Férias de areia

Redação O Tempo

Por Paulo Navarro
Publicado em 21 de janeiro de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

Depois do Rio e antes de Angra dos Reis, Búzios é uma pequena Argentina cheia de empresários sazonais. A mão de obra temporária e clandestina no comércio é essencialmente argentina. Nas ruas, de pedra ou não, língua e sotaques da língua espanhola predominam. Poucos vêm para gastar. A maioria, para ganhar um troco. O turismo, outrora sofisticado, minguou. A periferia da região literalmente invadiu a praia.
 
Férias de ferro
 
Haja paciência para o trânsito na alta temporada e para encontrar mesa em restaurante: quanto aos mineiros, que se atropelavam no vaivém da rua das Pedras, tomaram Doril. Os finos blindaram-se em mansões na Praia da Ferradura. Em Búzios, na onda “guest house”, a mineira Érica Viana foi destaque no programa de Ana Maria Braga, com O Empreendimento.
 
Férias vigiadas
 
Na Praia do Canto, Érica hospeda celebridades. Sobre hóspedes em Búzios, homens solteiros, sobretudo estrangeiros, são logo aconselhados: mulheres, só nos quartos. É que nas áreas comuns, “profissionais” costumam fazer “uma limpa” na saída. Para compensar, Villa Vittini na Praia de Ferradura; as lindas e queridas anfitriãs do titular da coluna, Renata e Valéria Calonge. Completando o capítulo belas mulheres, a modelo Gabi de Paula, da minissérie “Verdades Secretas”, também “chez” Érica Viana.
 
Férias reais
 
Então, condomínio Porto Frade, Angra dos Reis. Paraíso vazio. A crise bateu. Poucas pessoas em terra, pouquíssimas lanchas no mar. Mineiros então, totalmente em extinção. Deve ser porque o mar não está para peixe, nem para o preço do óleo diesel. Tentando vender as vilas residenciais em torno do futuro hotel Fasano, empreendedores promovem “happy hours” em “food trucks”.
 
Férias principescas
 
Vilas projetadas pelo escritório Bernardes e Jacobsen, de R$ 12 mil a R$ 21 mil o m². São espetaculares e estarão concluídas na sequência do hotel, em setembro. Este, terá dois restaurantes, incluindo o Fasano Al Mare, piscina panorâmica e super spa. Entre o hotel e o Frade Vilas, o Boulevard Carlos Borges, com mix de lojas premium de produtos e serviços; o Sport Beach Clube e campo de golfe revitalizado como a Marina do Frade.
 
Férias refrescantes
 
O spritz, drinque à italiana com Aperol e espumante, coloriu as mesas das lanchas e dos endereços finos em Búzios e Angra. O “stand up” também caiu no gosto dos banhistas. 
 
Música do mundo
O empresário carioca Luiz Calainho está à frente da sétima franquia mundial do lendário clube de jazz Blue Note, do Village, Nova York. A primeira franquia na América Latina, no Rio, está prevista para junho deste ano.
 
Quintal de ouro
 
O restaurante Quintal das Letras, anexo à Pousada Literária, tem sido o preferido de mineiros que atracam lanchas em Paraty. Pertence ao grupo da família Roberto Marinho, que também mantém hotéis e pousadas premium em Trancoso, na Bahia; em Petrópolis (Solar do império), Itaipava (Tankamana) e Cabo Frio (Solar do Arco).
 
Passado presente
Humberto Saade, da Dijon, colocou à venda o prédio que leva o nome de sua marca em Ipanema. Vale lembrar que o descobridor de Luiza Brunet – como modelo de seu jeans – tentou emplacar uma casa noturna na Savassi (Restaurante da Moda). Não vingou! Idem seu namoro com a então sócia por aqui. Mesmo assim, Saade deixou ótimas lembranças e amigos em Belo Horizonte. Ele é ótima e animada companhia aqui e no Rio.
 
Lança-perfume
 
No site de Paula Lavigne, o encontro dela e de Caetano Veloso, na casa em Salvador, com o amigo e cineasta espanhol Pedro Almodóvar.
 
Com ótimas  conversas, safras de vinhos e muita dança, o premiado diretor encantou-se com a cantora Teresa Cristina.
 
Segundo Lavigne, pela interpretação e pela pessoa. Idem com a atriz e modelo Laura Neiva. A noite que virou festa também teve a cantora Anitta.
 
O site “Sportingbet”, especializado em jogos de azar, está exibindo o filme “#Arrecada Brasil”, patrocinado por Eike Batista, apostando na reabertura dos cassinos no Brasil.
 
O site mostra, dia a dia, o quanto o país deixou de arrecadar impostos desde os fechamento dos “inofensivos” bingos.
 
Sem humor negro, mas comentário geral: com tanta rebelião em presídios, e se uma elas ocorrer na Papuda ou em Bangu, onde estão as celebridades do PT e, em particular, o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral?
 
Serão rebelados por mais mordomias ou vítimas? Provavelmente a segunda opção, já que as brigas são entre facções. A concorrência dos bandidos com meliantes do PMDB e PT é covarde e grande! 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!