EDITORIAL

Depuração inevitável

Redação O Tempo


Publicado em 16 de abril de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

Os jornais anunciam que Temer, Lula e FHC negociam um acordo para sobreviver, eles e seus partidos, ao cataclismo representado pela investigação pedida pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato. Por esse acordo, o mandato de Temer seria preservado até 2018.

Como era de se esperar, os políticos já se movimentam no sentido de se salvar. Os ilícitos praticados são fortes demais. A tendência é as sentenças de Moro e as denúncias do Ministério Público serem aceitas por Fachin. Os advogados estão perdendo todas as petições.

Nessa marcha, todo mundo será condenado. Absolvições parecem improváveis, porque nesse imbróglio ninguém é inocente. Diante das circunstâncias, buscar-se-ão argumentos mais superlativos, como a estabilidade econômica e a governabilidade da democracia.

Não há clima na opinião pública para que o Congresso aprove uma anistia ao caixa 2. Segundo o ex-presidente da Odebrecht, não há político que não tenha feito uso desse instrumento. A maioria cometeu falsidade ideológica na prestação de contas à Justiça Eleitoral.

Os políticos deverão reagir com ações no Congresso demonstrando operosidade. No meio de atos positivos, podem tentar passar algum contrabando. A hora é de mudança no modelo político, eleitoral e partidário. O instituto do foro privilegiado precisa ser limitado.

O perigo mora num acórdão, como o que pode ocorrer entre Temer, Lula e FHC. Há risco de uma grande conciliação quando o poder está concentrado numa só classe social. A situação política brasileira frequentemente nos remete a “Os Donos do Poder”, de Raymundo Faoro.

O professor Joaquim Falcão, da Fundação Getúlio Vargas, acena com uma saída, se Temer demitir todos os seus auxiliares investigados e colocar gente decente e competente em seus lugares. Desde que tomou posse, a nação espera por essa providência indiscutível.

Depois da Lava Jato, a depuração dos costumes políticos e empresariais brasileiros é inevitável.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!