Editorial

Exercício consciente

Reabertura das academias de ginástica em Minas


Publicado em 22 de agosto de 2020 | 03:00
 
 
 
normal

A partir de hoje, academias de ginástica poderão reabrir em mais de 500 cidades mineiras, após elas terem ficado mais de cinco meses paradas. É um inegável sinal de avanço, tanto para a retomada da economia quanto no desenvolvimento dos protocolos para a retomada das atividades cotidianas no Estado.

Um levantamento do Sebrae em 2014 mostrava que o Brasil se aproximava rapidamente dos Estados Unidos na liderança do número de academias de ginástica. Eram mais de 21 mil estabelecimentos, com 2,8 milhões de alunos matriculados. Minas Gerais ficava atrás só de São Paulo, com 2.200 academias, alcançando uma participação significativa no mercado fitness, que, incluindo produtos e acessórios, movimentou mais de US$ 2 bilhões no ano passadono país.

A retomada das atividades foi possível com o readequamento do setor dentro do Minas Consciente e, principalmente, à formatação de protocolos sanitários. Eles determinam uma pessoa a cada 10 m², limpeza permanente dos equipamentos, fechamento periódico para higienização, aferição de temperatura e disponibilização de álcool em gel.

Mas a existência das medidas não é suficiente se os frequentadores não compartilharem a responsabilidade de colocá-los em prática. Os jovens, parcela significativa do público das academias, em geral são pacientes assintomáticos e têm apresentado taxas de contágio maiores no período de flexibilização no país, justamente pela maior necessidade de sair de casa.

Somente respeitando as medidas de distanciamento social e de prevenção será possível garantir que a reabertura das academias seja permanente. E, assim, sejam garantidos tanto os ganhos para a economia quanto para a saúde integral da população.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!