Depois de contar com a estratégia de observar de perto e convidar pra dentro da sua equipe importantes talentos do ciclismo brasileiro, a equipe Caloi / Henrique Avancini Racing dá um novo passo, mostrando uma visão que pode fazer a diferença para a modalidade brasileira em médio e longo prazo.

A ideia agora é investir em atletas femininas, que já mostraram seu potencial e chamaram atenção da equipe, que conta com a tutela de Avancini, maior brasileiro da modalidade em todos os tempos. 

A parceria entre a montadora e o atleta brasileiro, que chegou a liderar o ranking mundial de cross-country, começou ainda em 2012 e só cresceu desde então. Os aprendizados de Avancini têm sido fundamentais para o crescimento do projeto.

As novidades para 2022 são Sabrina Oliveira e Luiza Souza, ambas com 19 anos, e Cainã Oliveira, de 20 anos. Eles se juntam aos que já estavam na equipe em 2021, Edson Rezende e Ulan Galinski.

"Começamos um programa feminino mais aprofundado, mais dedicado, com um estudo mais minucioso do que podemos fazer para desenvolver mulheres e, foi com esse objetivo que trouxemos a Luiza e a Sabrina, junto com uma nova função de staff para se dedicarem a essas meninas. O objetivo é desenvolver um programa que possa trazer um crescimento para categoria feminina. Traçamos um plano e estou empolgado para ver quais resultados teremos a médio prazo”, explica Henrique Avancini.

"Busquei atletas promissores e que estivessem fora do radar, atletas que já mostraram ingredientes que podem performar bem e que tenham talvez absorvido menos em formação, sejam mais abertos, mais crus, para que possam receber nosso conhecimento, nosso método", completa. 

Dedicação em tempo integral

A equipe tem sua estrutura montada em Petrópolis (RJ), com um centro de alta performance, com uma casa para os atletas. Por lá, ficam concentrados os ciclistas fixos, além de outros que ficam hospedados para períodos de treinos específicos/estratégicos.

Ao todo são 14 profissionais dedicados aos atletas, como treinador, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, mecânicos, entre outros serviços.

"A equipe Caloi / Henrique Avancini Racing é o maior projeto do ciclismo brasileiro de mountain bike. Podemos dizer que, com o Henrique, temos um grande parceiro para ajudar o Brasil a evoluir na categoria. Por meio da equipe, fornecemos todo o suporte para fortalecermos o Brasil no cenário do mountain bike”, diz Eduardo Rocha, diretor de marketing e comercial da Caloi.

Joias a serem lapidadas

Sabrina e Luiza são só alegria e agradecimentos pela oportunidade, ciente de que estão diante de uma chance única na carreira. 

"A junção de diversos atletas e pessoas com muita experiência no esporte gera muito conhecimento e espero poder aproveitar ao máximo essa chance de aprender com os melhores. Agora é trabalhar para fazer uma temporada consistente, tentando alcançar uma boa performance e poder iniciar uma disputa mais acirrada com a categoria Elite Feminina", indica Luiza, natural de Curitiba (PR).

"Esta é uma grande oportunidade de evoluir como pessoa e como atleta, e deixar, futuramente e com muita dedicação, uma marca brasileira no ciclismo feminino. Meu grande objetivo é adquirir o máximo de experiência e resistência, e bater guidão com as melhores do Brasil", comemora a paulistana Sabrina.