O ciclista Henrique Avancini, de 32 anos, maior nome da história do mountain bike brasileiro, teve a experiência de participar de uma corrida sem a pressão por resultados e pódio.

Em ação da Cannondale, com o nome de “Além das aparências”, Avancini foi um dos participantes do L’Étape Brasil, que aconteceu no último domingo em Campos do Jordão (SP), se 'camuflando' de um idoso de 65 anos que tentava dar trabalho para os adversários mais novos dentro do ciclismo de estrada.

Avancini é campeão mundial de maratona e tem se mantido entre os melhores do mundo no MTB nas provas de cross-country e shor track. A Strava, uma das patrocinadoras do atleta, também esteve por trás da ideia, que teve o apoio da Red Bull e da Adventures Inc. 

Os olhares estranhos para Sr. Agnaldo aconteceram ainda no dia anterior à prova na retirada do kit. A maquiagem o fez despertar antes das 4h no dia do pedal de verdade para fazer novamente todo o processo de construção do personagem. 

Avancini aproveitou para tirar uma onda e ultrapassar, com alguma facilidade, alguns competidores, que tentaram entender como aquele rodado oponente os passava com tamanha destreza.

Foi ao final da prova que Avancini tirou seu disfarce para surpreender a todos e revelar o segredo de Sr. Agnaldo. 

"Essa foi uma das experiências mais enriquecedoras que eu já tive como atleta. Além de ser algo muito divertido, que gerou entretenimento e muitas risadas, pra mim  foi muito enriquecedor enxergar as coisas de uma outra perspectiva, de poder estar em outra situação, de forma anônima em uma prova de ciclismo, onde geralmente eu tenho muita atenção", compara.

"Isso permitiu que eu pudesse enxergar as coisas de uma forma diferente, que eu pudesse curtir momentos que geralmente eu não posso curtir quando eu estou em eventos de ciclismo e que eu pudesse brincar um pouco mais em um ambiente que é de trabalho, onde encaro com a maior seriedade, onde tenho responsabilidades, onde tem muita expectativa sobre o meu desempenho. Foi muito gratificante, divertido e uma experiência que nasceu com a ideia de gerar entretenimento e passar uma mensagem para as pessoas, e que acabou sendo uma grande experiência pra mim. Então foi uma ideia muito legal em me transformar em senhor Agnaldo e isso agrega, e muito, para a vida do Henrique Avancini”, completa o ciclista. 

Confira vídeo da ação