Direto de Araxá

Extreme E: testes oficiais aprovam novo carro, que conta com tecnologia mineira

Empresa CBMM foi responsável pela cessão de nióbio, que deixa veículo mais leve, forte e confiável, promovendo energia e melhor desempenho

Por Daniel Ottoni
Publicado em 22 de dezembro de 2020 | 16:44
 
 
 
normal

O ano de 2021 vai contar com evento internacional com uma pretensão do tamanho do seu desafio. O Extreme E, campeonato de rally cross country de carros elétricos, terá o Brasil como um dos seus cinco destinos.

Pilotos e equipes tiveram, neste mês de dezembro, a chance de realizar os primeiros testes à bordo do ODYSSEY 21, durante dois dias, na Espanha. Com a presença de convidados, a aprovação foi geral. 

Clique aqui para acessar o site da Extreme E

Produto mineiro fazendo a diferença

A competição começa no deserto da Arábia Saudita antes de passar por locais extremos como o Ártico e a Amazônia (confira abaixo a programação completa).

Apesar do Pará ter sido a região escolhida para receber a prova em território nacional, Minas Gerais também tem participação importante no evento. 
Fundada em 1955, em Araxá, a CBMM, empresa líder mundial de produtos e tecnologia de nióbio, foi parte integrante do desenvolvimento do carro, que utiliza nióbio em sua estrutura, tornando-o mais leve, forte, robusto e confiável, promovendo energia e melhor desempenho. A resistência e durabilidade adicionais oferecidas pela tecnologia de nióbio ajudam o chassi do veículo a lidar com os desafios mais difíceis. 

Estrelas

Estiveram presentes pilotos convidados e participantes. Entre os presentes, lendas do rally Sébastien Loeb e Carlos Sainz, os campeões mundiais de Rallycross Johan Kristoffersson, Timmy Hansen e Mattias Ekström, as estrelas do Rally Dakar Cristina Gutiérrez e Laia Sanz e a campeã australiana de Rally, Molly Taylor. 

"A mensagem climática por trás do Extreme E é muito importante, pois precisamos tornar as pessoas mais conscientes do que está acontecendo no mundo, ao mesmo tempo em que produzimos um show e boas corridas”, afirma Carlos Sainz Jr., piloto de F1 e filho do responsável pela equipe  Sainz XE, que está confirmada na Extreme E. Outras referências do automobilismo também terão suas próprias equipes como Lewis Hamilton e Nico Rosberg. 

Sonho cada vez mais perto

Ver os carros em ação encheu os principais envolvidos de motivação, certos de que um momento histórico se aproxima. 

“Temos trabalhado para este dia por mais de dois anos. O sonho está  se tornando realidade e foi um momento de orgulho ver um grupo tão talentoso de pilotos juntos. Este campeonato tem uma das mais fortes escalações de pilotos do planeta. Os testes têm sido um grande sucesso e uma ótima maneira de terminar um ano desafiador. 2021 está definido para ser o ano em que o mundo verá a realização de todo o nosso trabalho, mal posso esperar para mostrar um dos formatos de automobilismo mais inovadores que o mundo já viu”, comemora Alejandro Agag, fundador e CEO da Extreme E. 

Após os testes, os carros voltaram para o 'quartel-general', o navio Santa Helena, para serem carregados antes da partida programada para meados de fevereiro para o circuito ao redor do mundo. 

Calendário da 1ª temporada:

 Desert X Prix: Al Ula, Arábia Saudita
20-21 de março de 2021
 
Ocean X Prix: Lac Rose, Senegal
29-30 de maio de 2021
 
Arctic X Prix: Kangerlussusaq, Groenlândia
28-29 de agosto de 2021
 
Amazon X Prix: Pará, Brasil
23 a 24 de outubro de 2021
 
Glacier X Prix: Patagônia, Argentina
11-12 de dezembro de 2021

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!