O feito conquistado na temporada 2021/2022 promete ser marcante por muitos anos na carreira de Gabi Pessanha, atleta de jiu-jitsu do Rio de Janeiro.
Ela acaba de se tornar a primeira atleta da história a ganhar a categoria de peso absoluto na modalidade no Mundial, Panamericano, Europeu e Brasileiro, tudo isso em uma única temporada. As seguidas conquistas a fizeram atingir a liderança do ranking mundial.
“Meu sonho era ser jogadora de futebol, mas quando decidi fazer uma aula experimental de jiu jitsu, me apaixonei na hora”, lembra Gabi, que conhece a arte marcial aos 11 anos, pra nunca mais deixar os tatames. Foi aos 19 que as primeiras conquistas apareceram para mostrar a ela que estava no caminho certo.
“Desde o primeiro mês, vi que ela tinha algo diferente. Mesmo na faixa branca, a Gabi sempre se desafiava e nunca faltava nos treinos. Ela se comprometeu imensamente para o que buscava. A Gabi nasceu talentosa e preparada. Todos os seus treinos sempre foram de máxima qualidade e empenho. Tenho certeza de que ela ainda será a rainha do jiu jitsu por um bom tempo”, compartilha Marcio de Deus, treinador da campeã.
Gabi tem apoio do grupo educacional Seda, que sabe da importância do esporte para transformar vidas e trajetórias. "Nós acreditamos que o esporte transforma a realidade e aumenta os horizontes não só do atleta, mas de toda a sua família. É um dever social das empresas", aponta o CEO da empresa, Tiago Mascarenhas.