FLEXIBILIDADE NO TRABALHO

Flexibilidade no trabalho: o futuro é remoto, ágil e distribuído

O que aconteceu é que o futuro do trabalho foi adiantado em alguns anos


Publicado em 19 de setembro de 2020 | 03:00
 
 
 
normal

Com a pandemia, milhares de pessoas passaram a trabalhar em um local até então desconhecido para muitos: o home office. Ao contrário do que muitos gestores pensavam, o modelo de trabalho a distância se mostrou eficaz e trouxe mais qualidade de vida para os colaboradores.

Em outras palavras, o que aconteceu é que o futuro do trabalho foi adiantado em alguns anos. No entanto, agora que as atividades estão sendo flexibilizadas, o que será que vai acontecer? O home office veio para ficar ou as pessoas voltarão para os escritórios?

Trabalho no pós pandemia

O home office é uma das modalidades do trabalho remoto. Além dele, podemos considerar que trabalhar em coworkings, em um café e até mesmo na sede da empresa também está dentro das diversas possibilidades do trabalho à distância.

A crise causada pela Covid-19 impôs um novo ritmo de trabalho. Da noite para o dia, o script da rotina foi totalmente reinventado. Como disse, o home office provou que funciona, mas ele também chegou com muitos desafios.

Entre as vantagens, vale citar questões como não ter de enfrentar trânsito, economizar com o lanche e almoçar com a família; entre as desvantagens, muitas pessoas estão com dificuldades com a falta de estrutura, a internet lenta e o barulho das crianças ou dos vizinhos.

Isso leva a concluir que o home office é bom, mas ele por si só não é sustentável. Ao mesmo tempo, voltar para o escritório tradicional, como antes da pandemia, se tornou algo insustentável. O custo do aluguel é alto e ainda precisamos respeitar algumas regras como o isolamento social, o que faz com que os escritórios tenham que receber menos pessoas.

Diante dessa realidade, o trabalho distribuído (também conhxecido como híbrido ou anywhere office) ganha vez em um mundo que, como nunca, precisa ser flexível. 

Flexibilidade no trabalho

Com certeza você já ouviu falar por aí do “novo normal”, certo? Enquanto o mundo não descobre uma vacina para a cura da Covid-19, tivemos de nos adaptar a novos hábitos e comportamentos. Isso significa que estamos ressignificando a vida e o trabalho.

Os colaboradores, mais do que nunca, anseiam por flexibilidade. Isso acontece por várias razões: entre elas, mais qualidade de vida e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, menos tempo no trânsito, mais economia de recursos e isso sem falar nas pessoas do grupo de risco.

Eu acredito que, em alguns meses, gestores não obrigarão seus colaboradores a estarem em um determinado local para cumprir suas tarefas — obviamente, exceto em algumas indústrias específicas que exigem a presença física do trabalhador.

Aqui no Brasil e no mundo, por exemplo, várias empresas anunciaram o trabalho remoto para sempre — XP Investimentos, Facebook e Twitter são alguns exemplos. Com isso, o trabalho distribuído ganhará cada vez mais espaço no mercado de todo mundo.

Como o próprio nome sugere, o modelo é sinônimo de equipes e pessoas distribuídas em diversos ambientes. Com ele, não importa aonde a pessoa esteja. O que vale são os resultados que serão entregues — e convenhamos que pessoas com mais liberdade são mais felizes e produtivas, certo?

O propósito do BeerOrCoffee, inclusive, é permitir que empresas e pessoas trabalhem com mais liberdade e felicidade. Com o trabalho remoto e distribuído, as pessoas poderão escolher entre o home office, a sede da empresa ou um escritório a 5 minutos de casa, por exemplo.

Por essas e outras questões eu aposto que a bola da vez e dos próximos anos é a flexibilidade no trabalho, com um futuro remoto, ágil e distribuído. Apesar de muitas dúvidas e incertezas do que está por vir, é certo que iremos evoluir na forma de trabalhar e entregar resultados.

Bem, essa foi minha estreia aqui na coluna do Jornal O Tempo. Espero que tenha gostado! Nos próximos artigos, volto com mais detalhes sobre esse mundo da flexibilidade no trabalho.

Roberta Vasconcellos é uma das empreendedoras mais conhecidas do ecossistema de startups. É publicitária, Forbes 30 under 30, Global Shaper, embaixadora do Crie O Impossível, além de cofundadora e CEO do BeerOrCoffee, a maior plataforma de coworkings do país.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!