“Todos devem sujeitar-se às autoridades, pois toda autoridade vem de Deus, e aqueles que ocupam cargos de autoridade foram ali colocados por ele. Portanto, quem se rebela contra a autoridade se rebela contra o Deus que a instituiu e será punido. Pois as autoridades não causam temor naqueles que fazem o que é certo, mas sim nos que fazem o que é errado. Você deseja viver livre do medo das autoridades? Faça o que é certo, e elas o honrarão. As autoridades são servos de Deus, para o seu bem. Mas, se você estiver fazendo algo errado, é evidente que deve temer, pois elas têm o poder de puni-lo, pois estão a serviço de Deus para castigar os que praticam o mal. Portanto, sujeitem-se a elas, não apenas para evitar a punição, mas também para manter a consciência limpa. É por esse motivo também que vocês pagam impostos, pois as autoridades estão a serviço de Deus no trabalho que realizam. Deem a cada um o que lhe é devido: paguem os impostos e tributos àqueles que os recolhem e honrem e respeitem as autoridades.” (Romanos 13:1-7)


A resposta para o título da reflexão de hoje é: sim! De acordo com o que Deus nos ensina, devemos nos sujeitar às autoridades instituídas por Ele.

Nos últimos tempos, tem me chamado a atenção a polarização política que o nosso país tem vivido. Essa divisão, que antes se restringia mais ao campo do futebol, extrapolou para a política e já começa a respingar também dentro do meio cristão.

Não tem sido incomum vermos, nas redes sociais, lideranças religiosas se posicionando a favor do lado A ou do lado B e, em alguns casos, infelizmente, utilizando as palavras de Deus para basear seu posicionamento.

Qualquer pessoa, independente de sua crença religiosa possui suas convicções e posições em vários aspectos da sociedade. Porém, o que quero ressaltar hoje é o papel do cristão perante as autoridades instituídas em nosso país, estado, município e até mesmo em seu local de trabalho.

Você já orou pelos vereadores e pelo prefeito da sua cidade hoje? (Ah, mas ele faz isso ou aquilo). Aqui, eu não quero saber o que os outros fazem ou deixam de fazer. Por acaso você é Deus agora para julgar as atitudes das outras pessoas? E pelo seu chefe ou superior na empresa, você já orou hoje? Pois é… e aí?

Nós, como cristãos, devemos nos ater àquilo que Deus nos pede para fazer. É justamente isso que o trecho da belíssima carta de Paulo aos Romanos – inclusive, sugiro que a leia pelo menos uma vez ao mês – nos ensina.

Não devemos temer aquilo que as autoridades fazem ou deixam de fazer. Se temos consciência de que Deus está no controle de tudo o que acontece, por que ficamos apavorados com algo que as autoridades fazem ou deixam de fazer?

Quero encerrar a nossa reflexão de hoje ressaltando um trecho do texto: “quem se rebela contra a autoridade se rebela contra o Deus que a instituiu”. Lembre-se sempre: se alguém está no poder, só está ali porque Deus permitiu e só fará o que Deus permitir.

Está insatisfeito com algo? Ore para que Deus possa corrigir os rumos da nação, do estado e do município ou do local onde você trabalha, dando sabedoria e discernimento aos governantes e aos líderes empresariais.

Que Deus possa encher o seu coração, neste momento, de compaixão e sabedoria para compreender Seus ensinamentos e conseguir colocá-los em prática, mesmo que seja tão difícil aceitar isso.

Fique em paz e tenha uma semana abençoada!