JÚLIO ASSIS

Brasil em fotos antigas

Redação O Tempo


Publicado em 04 de maio de 2015 | 03:00
 
 
 
normal

A igreja de São Francisco de Assis em 1880, sozinha na paisagem montanhosa de Ouro Preto, tendo ao lado apenas um mercado e do lado de fora dezenas de burros com suas cargas e umas poucas pessoas. A incrível fotografia de Marc Ferrez que mostra a imponência da obra de Aleijadinho é uma das imagens da extensa coleção Brasiliana Fotográfica, iniciativa da Biblioteca Nacional e do Instituto Moreira Salles que acaba de ser lançada em um portal.

O acervo de mais de 2.000 fotos antigas que oferecem a compreensão de um caminho da trajetória histórica do Brasil, está disponível na internet pelo site brasilianafotografica.bn.br . É um passeio no túnel do tempo por imagens em preto e branco que captam lugares, pessoas, costumes.

A fotografia é mesmo algo fantástico, o que atesta o vagar da observação dessas imagens que remetem ao nosso passado. Pergunte a seus familiares de mais idade onde estão guardados os seus velhos álbuns de fotos e experimente um pouco disso.

E pensar que os cliques nos celulares tornam hoje as imagens tão efêmeras, feitas aceleradamente mais para marcar território na internet e já já esquecidas, pois daqui a pouco é hora de postar outra mais nova.

Na coleção Brasiliana Fotográfica o acervo está dividido em três grupos: Retratos; Para uma história social da reprodução fotomecânica; Cenas de rua: da paisagem arquitetônica à paisagem social e humana. Mas o visitante pode optar por outros caminhos, escolhendo um dos tópicos entre: data, autor, assunto, local.

É possível encontrar, por exemplo, na categoria data, em 1861, um divertido registro do fotógrafo Revert Henrique Klumb, que traz em primeiro plano e em tom solene, a imperatriz Dona Teresa Cristina. Ao fundo, atrás de uma parede, aparecem apenas as cabeças das princesas Isabel e Leopoldina, ainda meninas e com cara serelepes.

As imagens de lugares e edificações, entretanto, predominam, como registros de uma era de formação do país. As fotografias são principalmente do Rio de Janeiro, mas há também de São Paulo, Recife, Ouro Preto, Aracaju.

Como cereja, o portal traz ferramenta de zoom, que permite ver detalhes, como rostos de pessoas em fotos de multidão em pleno século XIX. Procure lá o o seu tataravô.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!