O mercado imobiliário evoluiu com a tecnologia, que estimulou formas de trabalho mais ágeis e eficientes. Entretanto, diante do enorme volume de imóveis disponíveis para locação, que estão há longo tempo vazios, em especial lojas, casas e prédios comerciais, causa estranheza verificar a ausência de divulgação, pois somente quem passa em frente a eles consegue ver a placa com o “aluga-se” ou “vende-se” e o telefone do proprietário. Antigamente, a divulgação era por meio dos cadernos de anúncios dos jornais, sendo o efeito da placa limitado, pois somente os vizinhos e quem passava pela frente do imóvel poderiam vir a se interessar; ou seja, após 30 dias, perde 90% da finalidade.
A utilização da internet como ferramenta de união de esforços na divulgação de imóveis fez nascer um novo mundo de possibilidades, o qual parece ser desconhecido ou ignorado por centenas de proprietários, e, por isso, estes têm perdido oportunidades de negociá-los, já que quase ninguém sabe que seus imóveis estão vagos.
Ocorre que há 26 anos surgiu o primeiro portal imobiliário do Brasil, a Netimóveis, que, de Belo Horizonte, serviu de modelo para as demais redes, que perceberam que ninguém tem tempo para circular pela cidade para olhar centenas de placas, muito menos disposição para acessar diversos sites de imobiliárias que atuam de forma individual.
O portal Netimóveis tem gerado segurança ao proprietário, que tem contato com apenas uma imobiliária, sendo esta integrada a 150 empresas parceiras, com 50 imobiliárias apenas em Belo Horizonte, além das parceiras em Portugal. A rede alinha os procedimentos, sendo o imóvel anunciado de maneira uniforme na internet, sendo que a maioria das imobiliárias que compõem a Netimóveis tem mais de 30 anos de existência.
O candidato a inquilino ou a comprador ganha tempo ao ver apenas um anúncio por meio de qualquer dos sites das dezenas de imobiliárias, que, unidas, divulgam o imóvel, aumentando sua visibilidade de maneira organizada.
As redes imobiliárias revolucionaram a busca de imóveis por organizarem milhares de ofertas num único portal, que facilita encontrar exatamente o imóvel desejado, sem a perda de tempo que ocorre nos outros portais de anúncios, que têm um mesmo imóvel divulgado várias vezes, com dados diferentes, já que este é inserido por diversas empresas e pessoas. Com a colocação de várias placas na fachada, a confusão é estimulada. O descontrole aumenta a insegurança e os riscos de problemas, pois o proprietário, ao colocar seu imóvel em várias imobiliárias, que têm formas distintas de agir – pois são concorrentes –, ocasiona a desvalorização do seu bem por acarretar leilão ao inverso.
Diante dessa realidade, se mostra incompreensível alguns proprietários ficarem anos sem receber aluguel, arcando com IPTU, água e taxa de condomínio de seus imóveis, sofrendo risco de invasão, por não permitirem que os milhares de internautas saibam que seu imóvel existe.