Lucas Gonzalez

Um pacto pela boa política

Diálogo deve se dar com respeito e efetividade


Publicado em 03 de maio de 2021 | 03:00
 
 
 
normal

CPI, impeachment, crise, pandemia e recorde de óbitos. Em tempos de instabilidade, é comum nos guiarmos pela negatividade que alimenta os jornais ao transmitirem as notícias e com a qual as pessoas debatem nas rodas de conversa ou nos aplicativos de mensagem. Em minha vida, tenho uma maneira distinta de enfrentar os problemas. O tema da coluna de hoje é justamente um convite ao racionalismo em sua melhor forma. Acompanhe o raciocínio.

Quando focamos em nutrir e maximizar notícias negativas, é natural que se multiplique a dimensão dos problemas. Porém, após realizarmos o correto diagnóstico de determinado desafio, o passo seguinte, a meu ver, deve ser o repertório de soluções inteligentes, produtivas e construtivas. E na política, como isso se aplica? Simples: dialogando. Não existe caminho exitoso se o asfalto pavimentado não for o da conciliação. Em 2019, visitei 42 cidades mineiras. Já no ano de 2020, 43 municípios. Ou seja, mesmo em ano de pandemia, busquei ampliar a minha movimentação – respeitando os protocolos sanitários –, exatamente focado em olhar no olho das pessoas e ouvir seus anseios, demandas e pontos de melhoria de cada região da nossa Minas Gerais.

Enquanto o país discute o número de pedidos de impeachment direcionados ao presidente da Câmara dos Deputados ou qual ministro deve ser convocado a testemunhar em uma CPI, estou determinado a procurar articulações que resultem em empregos, harmonia, desburocratização, ensino, estabilidade e aquecimento da economia para a população. Poderia estar nutrindo e intensificando pautas que incendeiam o mundo da política, mas não é o meu jeito. A obstinação que me move, dia após dia, é a de solucionar problemas, apresentando projetos, ideias e caminhos que levem à qualificação concreta de aspectos corriqueiros da vida em sociedade.

Cumprir um mandato de excelência começa, objetiva e diretamente, por dar o exemplo. Sou um dos deputados mais econômicos do país. Do valor disponível para gastos com gabinete em 2019, economizei 54% e, em 2020, 59%, totalizando R$ 2.783.795,80 poupados. Segundo o Ranking dos Políticos, ocupo o segundo lugar (na categoria “melhor parlamentar do Estado”) e a sexta posição, em âmbito nacional, entre os 513 parlamentares. Qual é o segredo? Trabalho.

Apresento matérias, em meu trabalho legislativo, que visem concretamente a ganhos na rotina prática dos brasileiros. Dou um exemplo: recentemente, meu parecer que permite aos contratos de estágio a duração de até três anos, sendo seis meses mesmo após a graduação (caso as partes assim decidam), foi aprovado na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. Ou seja, o jovem terá ampliado o seu tempo de contato com a cultura organizacional de determinada empresa e, tão logo esteja amadurecido, poderá integrar o quadro de colaboradores, de forma definitiva, alcançando um posto no mercado de trabalho com o devido plano de carreira mais bem estabelecido, sendo promissor e benéfico a seu futuro trabalhista. Isso sem contar, claro, o fato de que a medida propiciará aos estagiários de todo o país a possibilidade de aprender, de forma mais aprofundada, as particularidades das funções desenvolvidas na instituição contratante. Mudar vidas: é disso que estamos falando.

Em suma, vocês não vão me ver gastando energia e tempo com o que não mudará, em definitivo e de maneira positiva, a vida de nossa população. Inspirar pessoas e transformar o Brasil significa trabalhar, diariamente, para que realidades sejam transformadas na raiz de suas questões, e não na superficialidade. Para isso, o diálogo, em Brasília, deve se dar com respeito, maturidade, boa intenção e, sobretudo, efetividade. Seguirei nesse caminho, controlando incêndios, e não os potencializando. Penso que este é o papel de um parlamentar exemplar.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!