MARCOS GUIOTTI

Começo de uma nova era

Redação O Tempo


Publicado em 11 de setembro de 2015 | 03:00
 
 
 
normal

Está nascendo a primeira Liga de Futebol Profissional no Brasil. Dirigentes de clubes de Minas, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul anunciaram a criação da Liga Sul-Minas-Rio com Atlético, Cruzeiro, Flamengo, Vasco, Internacional, Grêmio, Avaí, Figueirense Joinville, Chapecoense, Criciúma, Coritiba e Atlético-PR.

É o começo de uma nova era no futebol brasileiro, isso se os idealizadores não recuarem depois do contra-ataque da Confederação Brasileira de Futebol. As federações já cumpriram o seu papel. Já está passando da hora de modernizar a estrutura do nosso futebol. Este pode ter sido o primeiro passo para que os clubes tenham autonomia para definir o que é melhor para eles. O embrião desta liga era para ser o Clube dos 13 que foi importante em um determinado momento, mas que perdeu força na hora de dividir o bolo.

A ideia destes 13 clubes é formatar a Liga e iniciar as atividades, já com um campeonato em 2016. Qualquer clube pode solicitar a entrada na liga. O objetivo é ter todos os grandes clubes fazendo parte desse projeto já em 2017.

A liga Sul-Minas-Rio está à procura de alguém para ser o gestor e iniciar os primeiros passos. Quem se habilita? O primeiro presidente da nova liga é Gilvan de Pinho Tavares.

Bebida. A venda de bebidas alcoólicas no estádio Independência aconteceu em apenas um jogo. Foi o bastante para que a diretoria atleticana agisse rapidamente e proibisse a venda. No jogo contra o Atlético-PR, aconteceram brigas, entre a própria torcida, no setor GNV, e copos foram atirados em campo. Dois, três prejudicando o todo. Sempre assim.

Jogou bem. Fiquei impressionado com o jogo do América diante do Sampaio Corrêa na última terça-feira. O Coelho foi um time brioso, raçudo e bem armado dentro de campo. Foi o melhor jogo do América no ano. Venceu e convenceu. O time estava na mesma sintonia e envolveu completamente o bom time do técnico Léo Condé. Esse Richarlison é o cara.

Estranho. A reclamação da diretoria atleticana, depois da derrota para o Atlético-PR, tem seus fundamentos. A gritaria foi grande, mas não sei se valeu a pena. A CBF tem agido de forma “estranha” com o clube. Os três pontos perdidos para os paranaenses estão fazendo falta: exatamente a diferença para o Corinthians.

Clássico. Vamos para mais um clássico entre Cruzeiro x Atlético no Mineirão. Pena que, mais uma vez, não teremos o estádio dividido. Nestes 50 anos, houve prevalência de ingressos meio a meio, mas, com a transformação do estádio em arena, as autoridades já não veem com bons olhos esse belo espetáculo com o estádio lotado com as duas torcidas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!