MARCOS GUIOTTI

Vai começar o Estadual!

Redação O Tempo


Publicado em 27 de janeiro de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

Vai começar mais uma edição do Campeonato Mineiro. Temos, sim, o melhor Estadual do país. Nosso torcedor deve se orgulhar disso e levantar essa bandeira bem alto. A fórmula de disputa é a mesma desde 2003. Usamos menos datas que todos os outros.

Nossos clubes têm história e tradição. É um campeonato equilibrado e muito disputado. Não é fácil ganhar no interior. Todos os anos, temos surpresas positivas para ameaçar a hegemonia dos três grandes da capital. Só não dou nota dez para o Campeonato Mineiro porque ainda temos estádios ruins pelo interior, mas, no geral, mandamos bem quando se trata de Estadual.

Já viram que sou contra o fim dos Estaduais como alguns defendem. Sei que, normalmente, o título vai para a sede de Lourdes ou do Barro Preto, mas isso não tira o brilho nem a emoção da disputa. São onze rodadas de muita indefinição, depois fica mais fácil prever. O América defende o título, e o Boa vem com a faixa de campeão da Série C.

Mais uma vez, o Mineiro promete. A festa de lançamento do campeonato que aconteceu na terça-feira no Mineirão foi belíssima. Que bom que a FMF resolveu mostrar sua cara. A entidade precisa mostrar serviço e ocupar espaço de destaque no cenário nacional.

Transmissão. Depois de 15 anos, o Mineiro não terá transmissão pelas Rádios Globo e CBN. Muitos me perguntam o que aconteceu. Os acionistas decidiram fechar a Rádio Globo e acabar com o esporte na CBN-BH. Agradeço aos que gostavam de ouvir jogos com Osvaldo Reis e Hercules Santos. É uma pena. O trabalho era bom e queríamos ser uma opção a mais para o torcedor.

Sem voz. Apesar de toda a competência da Rádio Itatiaia, não tem como negar que o rádio mineiro atravessa sua pior fase. São dezenas de grandes profissionais sem microfone, e uma geração talentosa que vinha surgindo agora está sem voz. A crise, a falta de visão e principalmente a falta de competência dos empresários têm calado aqueles que deram e dão sua vida pelo rádio.

Copinha. Acompanhei, como faço todos os anos, a Copa São Paulo. Vi o Corinthians conquistar seu décimo título de forma merecida. Vi também os mineiros decepcionarem. Impressionante como tantos times menores, sem expressão e sem recursos, fazem campanha melhor que os grande de Minas. Tem algo errado.

Reforços. Recebi, nesta semana, um e-mail de um leitor querendo saber minha opinião sobre os reforços dos times brasileiros. Logicamente, o torcedor queria que eu dissesse quem se reforçou melhor para começar a temporada como favorito. Sinceramente, não sei. É muito cedo para apontar o grande time de 2017. Uma coisa eu arrisco: Será mais um ano de equilíbrio.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!