A utilização de dados é cada vez mais frequente no mundo dos negócios, independente do segmento. Segundo estudo Global State of Enterprise Analytics 2019¸ realizado pela MicroStrategy em parceria com a consultoria global Hall & Partner, 94% dos profissionais de inteligência de negócios do mundo os consideram fundamentais na transformação digital das empresas.
Quando se fala em dados, as atenções se voltam, imediatamente, para a coleta e o armazenamento de informações. Apesar de serem processos importantes, tratam-se de etapas que devem estar associadas à uma estratégia maior. Além de garantir que eles sejam efetivos para o negócio, a seleção criteriosa do que será utilizado adquire um caráter especialmente importante, principalmente se considerada a criação de uma legislação específica para regulamentá-los no Brasil.
Para que esse conteúdo seja verdadeiramente útil aos gestores, ele precisa ser devidamente organizado, cruzado, interpretado e avaliado por meio de métricas específicas. Trata-se do conceito de “business intelligence”, que se refere ao conjunto de processos que envolve o gerenciamento e interpretação de dados, para que eles sejam transformados em informações relevantes que embasam as decisões referentes ao negócio.
Investir em uma gestão eficiente de dados pode trazer uma série de benefícios para a empresa. Eles ajudam a otimizar os processos, identificar oportunidades e prevenir riscos. Além disso, quando utilizados os indicadores de desempenho corretos na análise, essas informações podem contribuir para um diferencial de mercado, de forma que a empresa se posicione melhor ante seus concorrentes.
As companhias estão, cada vez mais, atentando para a importância de transformar dados em informações. Prova disso é o sucesso de empresas como a Math Marketing. Criada em 2015, com a proposta de ajudar organizações a passarem pelo processo de transformação digital, ela faturou R$ 6,5 milhões em 2019.
A utilização de dados se tornou uma necessidade em tempos de transformação digital. Intuição, conhecimento técnico e experiência foram, por muito tempo, suficientes para conduzir um negócio rumo ao topo. No entanto, com as rápidas mudanças impostas pelos avanços tecnológicos, os líderes são cada vez mais exigidos em termos de agilidade e precisão em suas ações.
É nesse contexto que os dados se tornam fundamentais. Tão importante quanto valorizá-los, é ter consciência de que não se trata exclusivamente de volume. Saber transformar dados em estratégia é o que fará a diferença, principalmente no futuro, para que as empresas atinjam o potencial de otimizar seus processos, tendo inclusive, a redução de custos e o aumento de receitas como consequências naturais.