Matheus Vieira Campos

Motivação do colaborador como estratégia de liderança

Engajamento aumenta produtividade e retém talentos


Publicado em 29 de fevereiro de 2020 | 03:00
 
 
 
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Investir em práticas de governança inovadoras e eficientes é fundamental para que as empresas se destaquem no mercado. Mas, para manter e ampliar a competitividade, também é preciso direcionar esforços para a gestão de pessoas. Os colaboradores são os principais responsáveis por colocar em prática os ideais da organização, por isso é importante que eles estejam sempre motivados.

De nada adianta contar com uma equipe tecnicamente capacitada se os integrantes não sentem desejo de potencializar suas competências para atingir os objetivos da empresa.

Buscar colaboradores motivados é importante, mas, para que não expire, essa motivação deve ser nutrida. Afinal, quando exercida em troca de mera remuneração, qualidade do trabalho tende a cair com o tempo.

Pesquisas comprovam a existência de uma relação entre a motivação e a produtividade no ambiente de trabalho. Um estudo da Right Management, empresa de consultoria especializada em gestão de pessoas, apontou que profissionais motivados são 50% mais produtivos. O levantamento ouviu 30 mil pessoas em 15 países, entre eles o Brasil.

Além dos benefícios comprovados para a produtividade, a motivação pode ser um fator estratégico na busca pela retenção dos talentos e redução do turnover, ou seja, o índice que mede a rotatividade dos funcionários. Afinal, trata-se de um atrativo cada vez mais buscado no ambiente profissional, principalmente pelos colaboradores mais talentosos e promissores.

A pesquisa Millennial Survey de 2019, realizada pela consultoria empresarial Deloitte, apontou que 49% dos jovens profissionais no mercado pretendem mudar de emprego nos próximos dois anos. Esse número chama atenção para a necessidade de que as organizações ofereçam ambientes de trabalho mais atrativos para aumentar o engajamento dos funcionários.

Mas como influenciar a motivação dos colaboradores? Muitos investem na oferta de benefícios, tais como descontos em produtos e parcerias com fornecedores de serviços diversos. Essa estratégia tem sido amplamente utilizada por grandes empresas atualmente. A Coca-Cola oferece descontos nas compras de automóveis; já o Facebook disponibiliza verba adicional para despesas com adoção de crianças; a DreamWorks, por sua vez, promove atividades físicas em suas dependências.

No entanto, a oferta de benefícios deve estar alinhada a ações de melhorias do clima organizacional, como a prática de feedbacks constantes, a realização de programas de capacitação, e a adoção de uma estratégia de comunicação interna que permita o compartilhamento de objetivos entre líderes e colaboradores. Dessa forma, os funcionários se sentem mais pertencentes e passam a enxergar o sucesso da empresa como uma vitória pessoal.

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