MEU DINHEIRO

Juntos somos mais fortes

Redação O Tempo

Por Carlos Eduardo Costa
Publicado em 05 de setembro de 2018 | 03:00
 
 
 
normal

As recentes dificuldades enfrentadas pelos brasileiros em sua vida financeira podem se transformar em uma excelente oportunidade para envolver toda a família na busca das melhores alternativas. No Brasil, ainda existe uma resistência muito grande de conversar sobre dinheiro com o cônjuge ou com os filhos. Mas, diante dos desafios impostos pela situação econômico-financeira de país, é fundamental romper essa resistência.

Uma analogia ajuda a explicar a importância da mudança de hábito. Como todos da família estão no mesmo barco e as condições do mar não estão muito boas, é importante que todos remem com bastante sintonia e na mesma direção, para que se possa chegar com segurança ao porto mais próximo.

Muitas famílias estão sentindo a necessidade de mudar hábitos, e qualquer mudança vai ter muito mais chance de sucesso se contar com o envolvimento de todos. Além disso, uma melhor distribuição dos sacrifícios que por ventura sejam necessários vai diminuir a resistência às mudanças. Quanto mais pessoas envolvidas, maiores são as alternativas possíveis!

Dicas para aumentar o envolvimento familiar na vida financeira:

- defina um dia do mês (ou da semana) para que todos da família possam se sentar e conversar sobre a vida financeira;

- distribua tarefas importantes para o controle das finanças para cada um da família. Uma pessoa poderá ser a responsável pela pesquisa de preços, outra, pela anotação dos gastos, e uma terceira, pelo acompanhamento do gasto de energia elétrica;

- estabeleça em conjunto um objetivo de redução em algumas despesas da casa. Peça sugestões para se alcançar essa meta;

- defina, também em conjunto, alguns sonhos da família para serem realizados em curto, médio e longo prazos;

- priorize a busca, com criatividade, de situações que possam reunir a família. Estar juntos é um excelente investimento;

- comemore os avanços alcançados. Celebrar também é importante. (Texto publicado originalmente no site de Educação financeira do Banco Mercantil do Brasil)

Leitores interessados em adquirir o livro “Meu Dinheiro 2” em preço promocional podem escrever para cefcosta@hotmail.com, que retorno com as indicações de como proceder. O livro é indicado para aquelas pessoas que querem melhorar sua vida financeira.

Planeje bons hábitos para 2018. Invista em sua educação financeira.

Curta nossa página no Facebook. Mandem dúvidas e sugestões para o e-mail carloseduardo@harpiafinanceiro.com.br

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!