MEU DINHEIRO

‘Meu dinheirinho’

Redação O Tempo


Publicado em 22 de outubro de 2014 | 04:00
 
 
 
normal

Nesta sexta-feira, dia 24, darei mais um passo em direção a um grande sonho que tenho. Serão lançados quatro livros infantis da série “Meu Dinheirinho”, que escrevi em parceria com o Fabrício Pereira Soares. Eles irão se somar aos quatro primeiros livros lançados em novembro de 2012. Escrever algo que ajude na educação financeira de crianças sempre foi mais do que um sonho profissional. Como pai de uma linda garota de 6 anos, sinto a carência de material que possa ajudar no processo de alfabetização financeira da minha pequena Maria Eduarda. Nosso objetivo com essa coleção foi desenvolver conteúdo para ajudar aos pais e escolas neste processo.

A educação financeira de nossos filhos tem uma importância muito grande nos dias de hoje. Atualmente, as crianças são parte integrante da vida financeira de uma família. Elas ajudam no consumo, escolhendo produtos, sugerindo marcas e muitas vezes decidindo o que e onde comprar. É importante então que esta participação se dê da forma mais correta possível. Portanto é preciso ensiná-los os segredos das finanças. Além disso, a preocupação com a educação financeira de nossos filhos também terá um impacto muito grande no futuro deles. Sendo crianças com uma boa consciência financeira, elas se tornarão adultos bem resolvidos neste tema.

A série “Meu Dinheirinho” busca traduzir de maneira lúdica as questões financeiras para a realidade infantil. São quatro histórias que abordam os quatro pilares da educação financeira: ganhar, gastar, doar e poupar. Ensinar a ganhar é mostrar a importância do trabalho e da busca constante pelo desenvolvimento de habilidades. Ensinar a gastar é ensinar a refletir sobre as escolhas. Ensinar a doar é ensinar a importância de se compartilhar. Poupar é trocar algo no presente por algo no futuro. É muito importante diminuir o imediatismo típico das crianças. Esse senso de urgência foi importante para garantir a sobrevivência nos primeiros anos de vida, mas deve pouco a pouco ir diminuindo. Uma boa educação financeira deve se preocupar em desenvolver esses valores nas crianças.

Os personagens representam uma típica família brasileira: um pai, uma mãe e um casal de filhos, Duda e seu irmão Gabriel. E todas as histórias apresentam situações do cotidiano dessas famílias. “A mesada” mostra a iniciação de uma criança na arte de administrar seu dinheiro. Duda recebe a primeira semanada e com isso, passa a ter o desafio de administrar este recurso. Tratando o consumismo de maneira consciente, “No shopping center” mostra a importância de se diferenciar querer e precisar. Duda queria comprar uma boneca, mas precisa de um pijama. E é também é hora de começar a aprender a comparar preços. Em “Uma campanha de doação” mostra crianças ajudando os menos favorecidos. Ao ouvirem a notícia do aumento do número de desabrigados pelas chuvas, organizam uma campanha de recolhimento de roupas em casa e com vizinhos e amigos. “A poupança” mostra o esforço no presente sendo recompensado por conquistas no futuro. Gabriel está prestes a abrir sua primeira caderneta de poupança, onde vai guardar as moedinhas economizadas em seu cofrinho.

Lançamento

O lançamento da série “Meu Dinheirinho” acontecerá no Kahlúa Café (rua Guajajaras, 416, centro, Belo Horizonte) nesta sexta-feira, dia 24, a partir das 18h. Convido, então, todos os meus leitores a comparecerem ao lançamento!

Mandem dúvidas e sugestões para o e-mail carloseduardo@harpiafinanceiro.com.br

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!