MEU DINHEIRO

Regime e finanças

Redação O Tempo


Publicado em 22 de agosto de 2012 | 00:00
 
 
 
normal

Dois desejos perseguem um número grande de pessoas: fazer um regime e organizar a vida financeira. E esses desejos guardam muitas semelhanças entre si. Uma primeira é que ambos são motivados por uma insatisfação. Aqueles que querem fazer um regime estão insatisfeitos com seu peso ou com seu corpo. Aqueles quebuscam organizar a vida financeira estão insatisfeitos com a forma com que lidam com o dinheiro ou mesmo com o resultado atual dessa relação, que, na maioria dos casos, levou ao descontrole financeiro.

Outra semelhança, que acaba por determinar que essa vontade não passa de um desejo, é a dificuldade de se dar o primeiro passo, ou seja, tomar alguma ação. Diante dessa propagada dificuldade, adiam-se as iniciativas que podem levar ao objetivo final: emagrecer, no caso de um regime, ou sair do vermelho, no caso da organização da vida financeira. Mas ficam as promessas: começar o regime na próxima semana ou apósumadata festiva especial, começar o controle financeiro no próximo mês. Dar o primeiro passo é o grande desafio. O navegador Amyr Klink diz que o grande medo nunca foi o do que poderia acontecer durante as aventuras e, sim, não iniciar essas aventuras, não dar a partida. Sem começar, essas aventuras se resumiriam a um plano no papel. E o dia de hoje é sempre a melhor data para se começar!

Uma terceira semelhança é que ambos os desejos exigem uma mudança de hábitos.No caso de um regime, os hábitos alimentares. Ter uma alimentação de mais qualidade e mais equilibrada é o objetivo a ser alcançado. Nocaso financeiro, é importante que semudemos hábitos financeiros. Conhecer o orçamento doméstico, adequar os desejos aos ganhos, melhorar a qualidade do consumo e traçar objetivos são exemplos de hábitos que devem ser buscados.

E, para aqueles que buscam ao mesmo tempo fazer um regime e organizar a vida financeira, uma boa notícia: o sucesso em uma das áreas pode ajudar o outro objetivo. Mudar os hábitos alimentares significa deixar de comer bobagem a todo momento e, muitas vezes, fora de casa. Além de prejudicar a nossa saúde, esse hábito também afeta o nosso bolso. Os gastos, mesmo pequenos individualmente, acabam sendo altos em sua totalidade e, muitas vezes, não são planejados. Mudando o hábito, diminuem-se os gastos, o que ajudará a equilibrar o orçamento. E um orçamento equilibrado permite se fazer escolhas no consumo. Isso aumenta a capacidade de se adquirir alimentos mais saudáveis, que são, algumas vezes, mais caros. Ou até o pagamento de uma academia, o que pode acelerar o processo de emagrecimento.

Mandem dúvidas e sugestões para o e-mail carloseduardo@harpiafinanceiro.com.br

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!