MEU DINHEIRO

Selic caiu. E aí?

Os investimentos em renda fixa como o Tesouro Direto e CDB estão diminuindo a sua rentabilidade

Por Carlos Eduardo Costa
Publicado em 25 de setembro de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

“Há alguns anos, consegui melhorar minha vida financeira. Depois de ser uma devedora constante de cheque especial e cartão de crédito, hoje guardo todo mês uma parte do salário que recebo. Inicialmente guardava na poupança, mas li em sua coluna que existem opções bem melhores. Com bastante segurança e com um ganho muito maior. Abri uma conta em uma corretora e transfiro para ela automaticamente o valor que quero poupar no dia em que eu recebo o salário. Acabo aplicando em tesouro direto ou CDB. Tinha muito medo de aplicar em CDB, pois os que oferecem ganho maior são de bancos que eu nunca ouvi falar. Mas depois de ler sobre o FGC (Fundo Garantidor de Crédito), estou investindo neles. Sei que os meus investimentos estão longe de me deixar uma pessoa milionária e nem é esse o meu objetivo. Quero ter dinheiro para fazer algumas viagens e ter tranquilidade quando a idade chegar. Mas agora estou preocupada. Estou lendo várias reportagens que dizem que com a queda da taxa Selic desta semana, os investimentos que faço não serão mais atrativos. Vi vários youtubers de finanças dizendo que agora a única saída é investir em ações. Falam que não há outro caminho. Estou apavorada. Não sei nada sobre ações e morro de medo de perder meu dinheiro. Meu pai, na década de 70, teve um grande prejuízo quando investiu em ações de uma empresa depois da recomendação de um amigo. Ele quase separou da minha mãe, pois ela não sabia desse investimento. Até hoje, ela lembra essa história. O que eu devo fazer?” (Mônica – Belo Horizonte/MG)

Mônica, existe muita histeria na maior parte desses comentários. A taxa Selic caiu na semana passada (está em 5,5% ao ano) e há uma perspectiva de cair mais ainda até o final do ano. Os analistas esperam que ela termine 2019 em 5% ao ano. Com isso, os investimentos em renda fixa como o Tesouro Direto e CDB estão diminuindo a sua rentabilidade. Mas ainda oferecem uma boa oportunidade de rendimento. Não tão alta como foi no passado recente, mas ainda capaz de garantir um crescimento acima da inflação para o seu capital.

Essa urgência de migrar para investimentos mais arriscados como ações não é para todos os investidores. Dependerá muito do perfil e do objetivo para o dinheiro investido.

Você pode continuar a investir seu dinheiro da forma que tem feito. Aliás, o seu comportamento tem uma série de pontos positivos que podem servir de inspiração para outras pessoas. O fato de investir no dia que recebe o salário, sem esperar o final do mês, merece nota 10!!

Curta nosso perfil no Instagram. Crie bons hábitos em 2019. Invista em sua educação financeira.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!