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Tok&Stok inaugura centro de distribuição em Minas Gerais com mais de 650 emprego
Entrevista com o diretor de operações da Tok&Stok, Felipe Abreu
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Com 62 lojas, site e aplicativo, a Tok&Stok, de móveis e acessórios de decoração, abriu um centro de distribuição em Extrema, no Sul de Minas Gerais. O diretor de operações da Tok&Stok, Felipe Abreu, fala ainda sobre a abertura de mais uma loja da rede em Belo Horizonte.
Com 62 lojas, por que a Tok&Stok decidiu fazer um plano de expansão nacional?
Como uma lifestyle brand que está na vida dos consumidores há mais de 40 anos, a empresa está comprometida em oferecer a melhor experiência aos clientes – por isso a companhia tem feito constantes investimentos em soluções e iniciativas que visam entregar uma melhor experiência omnicanal. O objetivo, além de manter a liderança da marca no setor, é a integração de todos os seus canais on e off, que vão desde estruturas logísticas e digitais, devido à aceleração e transformação digital, que tem impulsionado a performance nos canais online – somente nos últimos três anos, o crescimento foi de 5% para 24% –, assim como aumentar a presença de marca por meio de lojas físicas tanto em Estados e regiões em que a empresa já está presente, como em novas praças.
Qual foi o investimento da Tok&Stok na loja de Belo Horizonte? Por razões estratégicas, não abrimos essa informação. Para lançar a Tok&Stok Studio, além da parceria com um time de consultores especializados em varejo, desenvolvemos pesquisas específicas com consumidores em lojas – como a do Shopping Market Place em São Paulo que serviu como laboratório para testar ideias, modos de exposição e jornada e chegar a um formato e modelo ideais, disponível agora em nossa loja no Shopping Del Rey, em Belo Horizonte. Minas Gerais, inclusive, foi a região escolhida para receber nosso modelo Tok&Stok Studio devido à representatividade da praça para nosso negócio e ao alto potencial da cidade. Como já existem duas lojas na capital mineira, a loja Studio vem para completar a estratégia de adensamento de lojas, se posicionando como uma nova opção de compra, em termos de experiência e de localização geográfica, completando nossa oferta de lojas na cidade. A nova loja conta com mais de 3.500 produtos disponíveis em aproximadamente 650 metros quadrados. Vale destacar que, somando o share das classes A e B em Belo Horizonte, eles representam 85% dos clientes.
Quantas lojas da Tok&Stok já existem em Minas Gerais? Essa é a nossa quarta loja no Estado. Agora, são três lojas em Belo Horizonte, além de uma loja em Uberlândia. Inclusive, nossa história com os mineiros é antiga, há mais de 27 anos a marca atua localmente. Nossas outras lojas ficam no Shopping Ponteio, inaugurada em 1994, e outra no Boulevard Shopping BH, aberta em 2011. Com isso, Belo Horizonte receberá a primeira loja do Estado de Minas Gerais neste novo modelo Studio – sendo a terceira cidade do país a receber o modelo. Além da curadoria de itens de decoração, no novo espaço os consumidores também poderão escolher móveis por meio de totem digital na Tok&Stok Studio no Shopping Del Rey.
Quantos empregos a Tok&Stok gera em Minas Gerais? A Tok&Stok conta com mais de 3.200 colaboradores em todo o país. Desse total, 22% da força de trabalho da companhia está em Minas Gerais, geramos mais de 700 empregos diretos, que contribuem para entregar a melhor experiência para nossos consumidores.
A Tok&Stok tem algum centro de distribuição em Minas Gerais?
Sim. No decorrer do segundo semestre de 2020, a Tok&Stok realizou um dos maiores investimentos dos últimos anos, com a completa reformulação dos nossos sistemas de operação e estrutura logística para atender uma demanda crescente de aumento de vendas e proporcionar maior rapidez operacional em seu negócio. Este movimento inclui a abertura de um novo centro de distribuição com mais de 60 mil metros quadrados, em Extrema, no Sul de Minas Gerais, que traz tecnologia de ponta para aprimorar o nível dos serviços. Isso em resposta ao crescimento exponencial do e-commerce nos últimos anos, que cresceu a uma taxa anual de mais de 50% atingindo mais de 20% das vendas totais da companhia em 2020.
Quantas praças o centro de distribuição abastece tanto para lojas físicas quanto para o e-commerce e qual é a capacidade de estoque dele e os diferenciais em termos de sustentabilidade? Por questões estratégicas, não abrimos esses dados. Ele foi pensado para ser eficiente ambientalmente, ao mesmo tempo em que proporciona conforto integral aos colaboradores, apresentando diferenciais como iluminação natural durante todo o dia aproveitando ao máximo os recursos naturais, além de reutilização de insumos, ou seja, processamento e reutilização de materiais recicláveis. Somente o CD de Extrema gera mais de 650 empregos diretos – cerca de 20% da força de trabalho da companhia, além dos empregos indiretos.
Qual é o investimento geral que a Tok&Stok teve que fazer para a abertura das oito lojas neste ano no país?
Por razões estratégicas, não abrimos essa informação. Mas a empresa conta com robusto plano de crescimento para os próximos anos. Por isso, planeja o lançamento de dez lojas em 2021, sendo oito lojas no novo conceito da Tok&Stok Studio BH – o que significa que 80% das novas unidades em 2021 serão neste novo formato. Queremos manter um ritmo acelerado de crescimento até 2025.
Quais foram as transformações e mudanças no e-commerce da rede na pandemia?
O ano de 2020 foi um ano de muitas mudanças e evoluções para a Tok&Stok, a começar, pelo seu maior investimento nos últimos anos, com a completa reformulação do sistema de operação e estrutura logística para atender uma demanda crescente de aumento de vendas e proporcionar maior rapidez operacional ao negócio. Este movimento contou com a abertura de um novo centro de distribuição em Extrema (Minas Gerais). Além disso, com objetivo de entregar uma melhor experiência online, investimos em soluções digitais relevantes para os nossos consumidores. Um exemplo foi a criação de novos canais de venda como WhatsApp e chat online, assim como campanhas e conteúdos exclusivos em nosso e-commerce e redes sociais, com o intuito de continuar atendendo à necessidade dos nossos clientes mesmo nos períodos mais extremos de cuidados e lockdown. Agora, com o retorno gradual das atividades de nossas lojas, ficaram muitos aprendizados no nosso contato digital com nossos clientes, mas estamos também focados em nos adaptar a essa nova realidade.
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