Lúcio Júnior - Open Mind Brazil

Além do networking

É preciso construir relacionamentos profundos

Por Lúcio Júnior
Publicado em 28 de julho de 2022 | 14:00
 
 
 
normal

Se você perguntar para qualquer profissional do mundo corporativo, principalmente um executivo, o que é networking, ele não terá dúvidas em responder: networking é você cultivar conexões profissionais. Agora, pergunte para essa mesma pessoa de que maneira ela faz isso, e eu tenho certeza que a maioria vai dar uma resposta óbvia demais e completamente equivocada. 

Para boa parte das pessoas, o networking envolve habilidades e técnicas cujo objetivo é o benefício próprio. Essa é a verdade. Mas, se você deseja fortalecer relacionamentos, é preciso ir muito além. O grande erro é pensar que você tem uma forte rede de relacionamentos, porque simplesmente conhece muitas pessoas. 

Se networking se resumisse a quem conhecemos, com certeza eu estaria com a minha vida ganha! Eu e muita gente por aí! Mas, com certeza, não é tão simples assim. Não basta apenas conhecer, é preciso trazer valor para esse relacionamento. 

No nosso cotidiano, conhecemos várias pessoas, mas a grande maioria delas num nível muito superficial. Contatos que vão desde o atendente da padaria, onde você compra o pão todas as manhãs, até um cliente ou fornecedor ou um colega de trabalho. Pessoas que encontramos e cumprimentamos e outras com quem trocamos cartões de visita. E não passa disso. Na verdade, se essa pessoa não for essencial para o nosso trabalho ou para a nossa vida, não nos esforçamos para conhecê-la melhor. 

Aposto que você tem vários “amigos” assim, não é mesmo? Sempre que você conversa com eles, está tudo perfeito: “Fulano, como vai a família?”, “Está tudo ótimo!”, “E os negócios?”, “Cada dia melhor!”, “E as crianças?”, “Excelentes!”.

É preciso ir além do networking, das conexões transacionais, se você deseja construir relacionamentos profundos e significativos. Porque networking por si só envolve apenas habilidades e técnicas em causa própria, para fazer as pessoas gostarem de nós ou a fim de ganharmos alguma vantagem. E isso não funciona. A boa notícia é que qualquer um pode aprender a transcender o networking, e é isso que promovemos no Open Mind Brazil.

Você deseja fortalecer seus relacionamentos? Então, utilize desse princípio: pergunte aos outros o que eles acham, e não o que podem fazer por você. Uma simples mudança de perspectiva irá alterar completamente seu nível de interação com as pessoas, gerando parcerias criativas e colaborações de formas que você jamais esperaria. Desenvolva relacionamentos fundamentados em uma visão compartilhada.

Essa não é uma tática para massagear o ego de ninguém e nem manipular as pessoas para que gostem de você!

As razões vão muito mais além: primeiro mostra que você valoriza e respeita outras opiniões e pontos de vista; depois prova que você realmente precisa de ajuda; e por fim mostra que precisa que acreditem no que está fazendo.

Você está se concentrando nos relacionamentos ou nos negócios?

Lúcio Júnior é CEO da Open Mind Brazi

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!