Open Mind Brazil

Faça alguma coisa!

Mudar mentalidade para transformar ideias em realizações

Por Dante Rossi
Publicado em 17 de janeiro de 2024 | 07:19
 
 
 
normal

“Não espere nada, não culpe ninguém, faça alguma coisa”. Essa frase, originada do lendário técnico de futebol americano Bill Parcells, guarda uma filosofia que transcende o esporte e se aplica brilhantemente ao mundo dos negócios. Parcells, um ícone da NFL, levou times como o New York Giants e o New England Patriots a glórias incontestáveis, incluindo duas conquistas do Super Bowl. Conhecido por sua abordagem direta, Parcells pode nos ensinar valiosas lições sobre liderança e eficácia.

Esse modo de pensar vai além da motivação superficial, afetando positivamente nosso cérebro. Expectativas, que são gerenciadas pelas vias de recompensa e dopamina (aquela de prazer e euforia), são como nosso superpoder evolutivo de prever o futuro. Quando esperamos algo, nosso cérebro se antecipa, criando um ciclo de “expectativa-recompensa”. Porém, quando estas não são atendidas, surgem decepções e frustrações. 

De forma similar, outro bug evolutivo que temos em nosso cérebro é o viés de negatividade, um resquício de nossos ancestrais que nos faz concentrar mais em aspectos negativos do que nos positivos e que nos leva a reclamações constantes. É como se nosso cérebro estivesse programado para pensar: “Ok, este caqui é delicioso, mas e se houver uma cobra por perto?”.

Então, quando reclamamos, estamos meio que dando vazão a esse antigo sistema de alarme. Hoje em dia, em vez de leões e tempestades, reclamamos do trânsito, do clima ou do wi-fi lento. É a mesma lógica evolutiva, só que adaptada aos perigos modernos. Acontece que, no mundo de hoje, essas tendências evolutivas podem ser mais prejudiciais do que úteis.

Mas nada está perdido, e ter ciência desses mecanismos nos dá a oportunidade de, como bons humanos, nos adaptar e tirar o melhor proveito da situação. A lição de Parcells é valiosa: ao agir, movemos a teoria para a prática, transformando ideias em realizações. Essa mentalidade tem se mostrado eficaz de diversas formas. 

Exemplos em diversas áreas não faltam. Executivos que adotam essa filosofia costumam ser mais decisivos e inovadores, como o famoso Steve Jobs, o qual temos exemplo de quase tudo, cujo foco implacável em ação moldou uma das maiores revoluções tecnológicas da nossa história com a Apple. Ou Elon Musk, cujos projetos variados, como SpaceX e Tesla, demonstram uma visão do “fazer acontecer”, enfrentando ceticismo e superando desafios técnicos e financeiros. Outro exemplo no mundo das artes é o da escritora J.K. Rowling, autora da série “Harry Potter”. Ela enfrentou diversas rejeições e desafios pessoais, mas continuou escrevendo e perseguindo sua paixão, e o resto é história.

Adotar a mentalidade de “fazer alguma coisa” nos capacita a focar soluções, e não problemas. Assumir ações práticas nos permite transformar ideias em realidade, aprender com os erros e persistir apesar dos fracassos. Ao não culpar os outros, cultivamos resiliência e responsabilidade pessoal, enquanto a ausência de expectativas desenvolve independência e autoconfiança.

Em resumo, a sabedoria dessa filosofia de Parcells é uma receita para o empoderamento pessoal e profissional. Ela nos incita a tomar as rédeas de nossas vidas, enfrentar desafios e persistir até alcançar nossos objetivos. Essa perspectiva nos motiva a ser agentes ativos de nossa própria jornada, inspirando outros pelo exemplo.

E você? Como pode incorporar essa mentalidade em sua vida profissional hoje? Em vez de nutrir expectativas ou culpar coisas externas, que ação você pode tomar agora para impulsionar sua carreira, negócio ou atingir seus objetivos? Lembre-se de que, como Parcells demonstrou, é na ação que transformamos desafios em triunfos!

Dante Rossi
Diretor de demand and supply planning na Henry Schein Brazil e membro da Open Mind Brazil

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!