OTÁVIO GROSSI

A coragem do palhaço que escuta crianças pelo equilíbrio

'Todo e qualquer conteúdo que aprendemos vem junto com uma forma de escutar e de dizer'


Publicado em 20 de setembro de 2021 | 03:00
 
 
 
normal

Minas Gerais reserva aprendizados atrás de cada montanha. São inúmeras pesquisas em áreas inovadoras: tecnologia, engenharia, agricultura, saúde, segurança, nutrição, mobilidade e educação. Pesquisas inovadoras para experiências autênticas.
 
“Infelizmente, ainda são poucas as escolas que consideram que preparar alguém para a vida ou para o mercado de trabalho é muito mais do que ensinar matemática, português ou geografia. Todo e qualquer conteúdo que aprendemos vem junto com uma forma de escutar e de dizer. Escutar as crianças é um ato de coragem”. A citação é do livro “O Palhaço e o Psicanalista”, da editora Planeta que reúne dois autores de áreas tão distintas quanto comuns para discutir a importância da escuta nas relações humanas, da infância à vida adulta.
 
De um lado, o psicanalista Christian Dunker, e de outro, o palhaço, escritor e educador Cláudio Thebas. 
 
Escutar crianças envolve de atitudes corporais a modular a voz. Tudo na escuta amplia a investigação do desejo e das necessidades do crescimento. Estamos de frente de uma forma de elaboração da criança, dos momentos e dos termos que ela usa para formular suas próprias hipóteses. As formas de estabelecer suas conexões, de se comunicar, de se frustrar e de se compreender como sujeito. E de se mover. Para escutar uma criança como sujeito, é preciso supor que sua discordância com os adultos é também signo de seu movimento por autonomia e independência. 
 
Encontrei em João Monlevade um educador físico, com uma formação primorosa. Com uma experiência ampla em artes circenses, este profissional que sempre se apresenta com um chapéu de palhaço é chamado carinhosamente de “Tio Lucas”.  Seu método é a base para um propósito de vida: desenvolver o ser humano integral estimulando a confiança, a autopercepção, a alegria e a consciência do corpo. É um trabalho digno de livro, e já falei a ele.
 
Quando estimulamos o domínio físico através da escuta da demanda do outro pelo amor, respeitam-se as pessoas como seres humanos, valorizam-se a diversidade, as diferenças e limitações de cada um.  Em um ambiente lúdico diretamente ligado a melhorar a vida dessas crianças e jovens, o método une diversão enquanto os desenvolve de forma integral. Um programa de intervenção desde bebês até adolescentes passa por musicalização, balanço, interações sensórias e bases motoras, que ajudam as crianças a se desenvolverem pelo amor à atividade física. 
 
Um processo de iniciação em habilidades sociais através de músicas, danças coreografadas, show de fantoches, passeios especiais e várias outras atividades de uma forma inteligente que nunca vi igual. Exercícios e formas de propor esses caminhos que ampliam a escuta, divertem com jogos estruturados, aventuras fascinantes e elementos iniciais de ginástica que fortalecem o desenvolvimento de habilidades sociais enquanto os transforma em ouvintes, antes de suas próprias falas. 
 
Tudo neste espaço envolve e move. Move o coração, move a mente, move o sentido da vida. Tudo é mover-se buscando uma vida mais saudável e sustentável. Quem trabalha no projeto aprende que a ciência de tudo é o movimento. Siga na direção do outro, de si mesmo, das coisas e do mundo. Em um momento em que conectar-se parece tão simples, para fazer isso vai ser necessário mais que dar um “enter”, mais do que ficar “on”. Vai ser preciso levantar-se, dependurar-se. Mover-se. Boas escolhas. 
 
Otávio Grossi é filosofo, mestre em psicologia, psicopedagogo de autistas, mentor de empresários, escritor do livro “Conquistas Autênticas”, da editora Candido. É colunista do jornal O TEMPO e participante do programa Interessa, nas segundas-feiras, na rádio Super 91,7 FM. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!