PADRE MARCELO ROSSI

A fé combate o desânimo!

Redação O Tempo


Publicado em 29 de abril de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

Olá, amados! Que todos possam ter um fim de semana abençoado e revigorante para dar início a mais uma semana em nossas vidas, cheios de fé e esperança em dias melhores. Depois de amanhã será dia de são José Operário e Dia do Trabalhador. Por isso, hoje, vamos orar do mais profundo de nosso interior, colocando sob o manto de São José Operário todos os trabalhadores e as donas e os donos de casa.

Vocês podem se perguntar: “Donas de casa, padre?”. E eu respondo: “Claro!”. Exercem uma função essencial para o bom andamento de nossas vidas, não são reconhecidas, não têm folga, não têm férias, nunca são remuneradas, não recebem elogios ou promoções, mas, mesmo assim, trabalham incessantemente e acumulam funções.

São José foi o homem que, com muito esforço e dedicação, cuidou do filho de Deus e de Maria Santíssima através de seu empenho. Trabalhador, carpinteiro, ensinou seu ofício a Jesus e lhe concedeu valores de responsabilidade, justiça e honestidade. São José é protetor da Igreja e está sempre pronto para não deixar que nenhum trabalhador de fé, seja do campo, seja da indústria, mulher ou homem, esqueça que a seu lado estão Jesus e Maria.

A festa em honra a são José Operário foi instituída em 1955, pelo papa Pio XII. A escolha de são José como padroeiro dos trabalhadores demonstra a preocupação da Igreja com todas as pessoas que trabalham. Orar com são José Operário nunca foi tão apropriado, pois estamos enfrentando um momento muito conturbado em nossa economia.

Você sabia que o manto marrom de São José tem um significado muito especial? É a cor da terra batida, do chão simples e simboliza humildade e simplicidade. Também é cor da madeira, remetendo a seu ofício de carpinteiro e à importância do trabalho.

Assim, não podemos deixar de incluir em nossos pedidos pessoas que muitas vezes trabalham como cozinheiras, faxineiras, passadeiras, costureiras, lavadeiras, psicólogas, economistas, ajudantes gerais e também as donas de casa.

Que a graça de São José Operário não deixe que os trabalhadores que sofrem com baixos salários e más condições fiquem tristes, assim como não deixe que o desânimo e o desespero tomem conta dos que estão fora do mercado de trabalho. Que nos ensine a valorizar as pessoas que cuidam de nossas casas e merecem ser valorizadas.

Feliz Dia do Trabalhador! Que São José Operário nos abençoe hoje e sempre!


Oração a São José Operário

“São José, você, com seu humilde trabalho de carpinteiro, sustentou a vida de Jesus e de Maria. Você conhece os sofrimentos dos trabalhadores, porque passou isso ao lado de Jesus e de Maria. Não permita que os operários, oprimidos, esqueçam-se de que foram criados por Deus. Recorda a todos eles que nunca estão sós para trabalharem, que junto a eles estão Jesus e Maria para lhes enxugarem o suor, os protegerem e diminuírem seus problemas. Amém.”

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!