PADRE MARCELO ROSSI

Paz neste Carnaval para todos nós

No decorrer dos anos, as pessoas passaram a abusar e desvirtuar as tradições


Publicado em 23 de fevereiro de 2020 | 03:00
 
 
 
normal

Chegamos ao Carnaval, dias de festa para uns, preparação para outros e muita preocupação para outros. Essa festa tem uma origem distante e indefinida, mas o Carnaval no molde que conhecemos hoje tem seu modelo nas primeiras festas medievais dos países do sul da Europa. Alguns estudiosos apontam que a festa chamada, “carne vale”, se referia a levada, ou retirada, da carne, porque antecedia a Quaresma – período em que os católicos evitam consumir carne e bebidas, para que pudessem preparar seus corpos e mentes para a reflexão e a interiorização, fundamentais para sentir e vivenciar a Semana Santa, valorizando o sacrifício de Nosso Senhor Jesus por todos. Por isso, na festa que antecedia o Carnaval, as pessoas exageravam no consumo de carne e bebidas, pois ficariam 40 dias sem consumi-los.

Porém, no decorrer dos anos, em todas as partes do mundo, muitas pessoas passaram a exagerar nessa festa e, infelizmente, ela se tornou para milhões de pais e mães motivo de muita preocupação. Esse excesso no consumo de bebidas acarreta uma série de problemas ligados à saúde, desentendimentos entre pessoas, acidentes automobilísticos e mais uma gama de adversidades que vêm na esteira do exagero.

As fantasias de Carnaval surgiram nas festas medievais, no século VI, na Europa, e tinham ligação com a fertilidade do período das colheitas. Já durante o Renascimento, no século XVIII, surgiram as músicas e os desfiles de máscaras e fantasias. Surgiram também cânticos compostos especialmente para essa ocasião. Nosso Brasil, que é um país muito mais novo, recebeu as primeiras experiências de Carnaval no período colonial. As festas eram muito simples, e as pessoas brincavam de sujar os outros de lama. Com o tempo, o evento foi crescendo, e foram sendo formados os cordões.

Muitas dessas tradições são antigas e não representam problemas, mas, no decorrer dos anos, as pessoas passaram a abusar e a desvirtuar as tradições, por isso, hoje, nossa oração é para pedir proteção! Que todos que estão festejando, todos que aproveitam estes dias para viajar, todos que estão trabalhando fiquem protegidos no carinho e no amor de Maria e pelo poder de nosso Senhor Jesus! Um Carnaval com muito juízo a todos!

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!