Olá, meus amados, que todos tenham um domingo na paz de nosso Senhor Jesus Cristo! Hoje, quero abordar com vocês algo extremamente nobre e engrandecedor, a caridade. Nesta semana, mais precisamente no último dia 16, tivemos o dia dedicado à Santa Edwiges. Uma mulher que viveu ajudando a todos a sua volta. Sem fazer distinção, entendia a mão a quem precisasse, sempre tratava a todos com carinho e atenção, fossem servos, pessoas humildes da comunidade, ou qualquer um que necessitasse. Assim, vamos ver uma breve história dessa santa e nos inspirar em sua vida para que sejamos mais fraternos e compassivos com todos a nossa volta.
Ela nasceu no ano de 1174, na Alemanha. Filha de nobres, recebeu uma ótima educação e práticas religiosas. Aos 14 anos casou-se com o marido escolhido pelo pai, Henrique de Breslau, Príncipe da Silésia e lá foi viver. Na região, demonstrava preocupação com as pessoas a sua volta e com sua maneira carinhosa de tratar a todos, conquistou as pessoas do palácio e do povoado. Certa vez, voltava para o castelo e avistou um homem sendo arrastado com crueldade. Foi em sua direção e questionou sobre o que estava acontecendo. Disseram que o homem não havia pago os impostos e por esta razão estava sendo preso. O homem clamou por misericórdia, afirmando que não havia pago os impostos por não ter conseguido, Edwiges então ordenou que o homem fosse libertado e que pagaria a dívida.
Algum tempo depois, quando o surto da peste se espalhava pela Europa, improvisou um local onde acolheu os doentes e os tratava com carinho e amor. Mostrava ao marido a importância de fazer algo pelos mais necessitados. Vivia em constante oração e percebeu que, além de necessidades financeiras, o povo não tinha formação religiosa, por isso, trazia mais monges para a região. Por tudo isso, vamos orar para que todos possam ter mais compaixão em seus corações e que todos que tem dívidas tenham sabedoria para quitá-las e que possam viver com mais tranquilidade! Que Deus os abençoem!
Oração a Santa Edwiges
“Ó Santa Edwiges, vós que na Terra fostes o amparo dos pobres, a ajuda dos desvalidos e o socorro dos endividados e no céu agora desfrutas do eterno prêmio da caridade que na Terra praticaste. Suplicando te peço que sejais a minha advogada, para que eu obtenha de Deus o auxílio que urgentemente preciso. Alcançai-me também a suprema graça, da salvação eterna, Santa Edwiges, rogai por nós, Amém!”