PASTOR MÁRCIO VALADÃO

Bendita certeza

Redação O Tempo


Publicado em 26 de setembro de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

Muitas vezes, diante da dor, do sofrimento, de circunstâncias aparentemente terríveis, as pessoas escolhem o caminho do desespero, mas a Palavra de Deus nos mostra como conservar a paz em meio à tribulação. Fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se veem. Note que fé é a certeza.

Paulo, em sua carta aos Filipenses, no capítulo 1, versículo 6, diz: “Estou plenamente certo...”. Ele não diz “estou certo” ou “acho”, mas ele diz: “Estou plenamente certo de que aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la até o dia de Cristo Jesus”. Vale dizer que esse dia “até o dia de Cristo Jesus” não significa apenas o dia da volta de Cristo, mas o dia em que você o encontrará, seja pelo arrebatamento, seja própria volta do Senhor Jesus, seja ainda pelo dia de nosso encontro com Ele por meio dos portais da morte.

Pois bem, o apóstolo Paulo disse que estava plenamente certo, mas quais eram as condições para essa certeza? Filipenses mostra-nos exatamente quais são essas condições para desfrutarmos e nos apropriarmos dessa certeza. Tornar-se objeto da graça de Deus é uma delas. Graça é tudo de que preciso, mas eu não mereço. Graça é aquilo que só Deus pode fazer. Graça não é meu esforço para fazer alguma coisa, é meu esforço para me apropriar daquilo que não mereço e tomar posse do que não mereço. Mais uma condição é a de não apenas ser o alvo da graça do Senhor, mas de ser participante da graça Dele.

Os filipenses participavam da graça de Deus com Paulo mediante o apoio que davam a seu ministério. Você também pode e deve ser esse apoio para outra pessoa. Dê um abraço, demonstre carinho e afeto. Ajude financeiramente. O Evangelho produz uma dignidade tão diferente. Os valores são outros. A paixão é outra. O sentido da vida é outro, completamente diferente. Devemos portar-nos dignamente conforme o Evangelho de Cristo. Devemos lutar juntos pela fé evangélica. Tenho um sonho: que um dia essa palavra venha se cumprir, que possamos realmente lutar juntos, verdadeiramente, pela fé evangélica.

Querido, não olhe o tamanho de seu inimigo, olhe o tamanho de Deus. Davi não olhava o tamanho do gigante, ele olhava o tamanho de Deus. Não permita ser intimidado por nada.

Essas são algumas das condições para a certeza, para provocar certeza em nossa alma. Somos privilegiados no Brasil por podermos pregar o Evangelho livremente. Mas essa ação em muitos países acaba até em morte. Tristemente, inúmeras pessoas já foram mortas por falarem a respeito de Cristo, por anunciarem a única verdade que liberta. Por não negarem Cristo, essas pessoas padeceram por Jesus. E isso é graça. É levar a fé às últimas consequências, a pureza às últimas consequências. É expressar a fé de forma gloriosa. Mas, para viver tudo isso, somente quando se experimenta uma transformação na mente, com os valores de Cristo.

Quando Paulo escreveu essas palavras, estava instruindo a Igreja de Filipos para que deixassem os maus pensamentos e se conservassem com uma mente renovada e confiante. Com toda certeza, ele não disse isso em vão, pois sabia que os pensamentos do homem podem levá-lo ao fracasso ou ao sucesso. Tudo está sob o controle de Deus. Deus continua sendo Deus. Ações de graça você agradece antes de receber. Isso é fé. E fé é você chamar à existência as coisas que não são como se já fossem. E para tudo isso é preciso ter os pensamentos nas coisas corretas. Escolha viver o melhor de Deus para sua vida. Nossa vida é medida como vivemos. Valorize o que Deus tem lhe dado. Tudo o que Deus tem lhe dado é para você viver e também para você repartir. Viva nessa certeza!

Deus os abençoe!

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!