No mundo espiritual, os caminhos de Deus são retos, mas, no nosso entendimento humano, eles são cheios de curvas e imperfeições. E, devido a esse nosso olhar turvo, por não conseguimos enxergar adiante e também a essa falta de visão do que vem pela frente, fazemos com que a insegurança entre em nosso coração e acabamos errando em nossas escolhas. Mas a Palavra do Senhor nos diz: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Provérbios 4.18.). Ninguém consegue ver tudo de uma vez. Há passos que precisam ser dados a cada dia. Não sabemos o que tem depois de uma curva, mas podemos caminhar sob o cuidado de Deus para ver o que há mais adiante. O profeta Jeremias escreveu: “Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos” (Jeremias 10.23).
A tarefa de determinar o próprio caminho e de dirigir os próprios passos pertence somente a Deus. Sei que é difícil aprender isso. Colocar esse ensinamento em prática pode não ser fácil, e muitas vezes as pessoas escolhem o caminho mais rápido, desconsiderando o caminho apontado por Deus. O caminho mais curto é das facilidades, das vantagens. E na nossa cultura tem uma máxima que diz: “Há um jeitinho para tudo”. São atitudes cotidianas, frutos dessa máxima, que são tomadas pela maioria das pessoas, mas que são características do caminho contrário ao indicado por Deus. Nem sempre o caminho mais curto é o melhor. O caminho de Deus o é. Devemos andar no caminho do Senhor e sermos fortes. E para andar no caminho do Senhor é necessário andar por fé e na certeza de que Ele está conosco. Comece a caminhar com Ele e no caminho dEle, permanecendo plenamente em Sua vontade. O Senhor quer te guardar e proteger enquanto anda no caminho dEle.
Toda caminhada começa com o primeiro passo. E o primeiro passo que Deus espera de você neste momento é que você confie nEle, crendo que Ele é o melhor caminho para a sua vida. Se você quiser dar este passo, convido-o a orar assim: “Senhor, eu, (seu nome) sei que andei pelos meus próprios caminhos, mas, agora arrependido, considero-me perdido no meu próprio caminho, mas nesta hora abro o meu coração e te convido para entrar na minha vida. Eu te recebo como meu Senhor e meu único caminho. Jesus, eu que andei pelo seu caminho, mas me afastei, volto, arrependido, na certeza que serei recebido, amém”.
Deus os abençoe!