PAULO PAIVA

O sonho de Werner

Uma das mais sublimes formas de expressar os sentimentos, a música constitui-se em manifestação artística e cultural de um povo

Por Paulo Paiva
Publicado em 29 de julho de 2022 | 05:00
 
 
 
normal

Uma das mais sublimes formas de expressar os sentimentos, a música constitui-se em manifestação artística e cultural de um povo. Espaço e tempo se fundem no seu universo. Não tem fronteiras e é tão abrangente que transcende a vida humana, podendo ser apreciada nos sons da natureza. A música nos faz sonhar.

Yoko Ono nos ensinou que “um sonho sonhado sozinho é apenas um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade”. O sonho de Werner Silveira, percursionista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e Maestro, é juntar jovens iniciados em música para desenvolverem seus talentos coletivamente, rompendo os limites que só as orquestras permitem. Jovens que, talvez, não tenham condições de realizarem seus sonhos, sozinhos, mas que, juntos, poderão realizar a felicidade e sensibilizar tanta gente a encontrar o prazer nas infinitas possibilidades que a música orquestral oferece.

Para realizá-lo, em outubro de 2019, Werner criou e dirige a Orquestra de Formação e Transformação – OVO - com jovens instrumentistas, em sua maioria alunos de graduação em música da UFMG e da UEMG. Além do rigoroso trabalho técnico/musical, que exige disciplina, dedicação e paixão, o projeto cuida da formação intelectual de seus integrantes, por meio de aulas de história da arte e da música, visando à postura de cada um deles como profissional e como cidadão. Um projeto de inclusão pela música.

O sonho tornou-se, logo, o de vários jovens que compõem sua Orquestra. No concerto de estreia na Sala Minas Gerais, Clayton Silva, violinista e aluno do 8º período do bacharelado em violino pela UFMG revelou: “é como uma vez escutei numa canção”, de Raul Seixas, “sonho que se sonha junto é realidade”. Marcus Gabriel, contrabaixista, contou: “é a primeira vez que minha família foi em uma grande sala de concertos pra me assistir fazer música de alto nível”. Quem já assistiu alguma apresentação desses jovens, pôde cantar, parafraseando Chico Cesar, “quanto te ouvi, me apaixonei”.

Para manter este projeto, Werner e os jovens músicos precisam que os seus sonhos sejam também o de muitas outras pessoas que, acreditando na iniciativa, venham a apoia-los com presença em seus eventos e doações. Para tanto a Orquestra Ovo criou um inovador modelo de arrecadação coletiva de contribuições individuais, um crowdfunding chamado Granja, para que, daqui a dez anos, Werner, seus jovens músicos e seus apoiadores possam olhar para trás e dizer: “Que beleza o que construímos juntos”.

Nos dias 17 e 18 de dezembro na Sala Minas Gerais a Orquestra OVO realizará seu concerto para celebrar os 100 anos da Independência Cultural Brasileira, executando obras de autores nacionais, como Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, Villa-Lobos e Guerra-Peixe. Caras leitoras e leitores conheçam os projetos da Orquestra OVO visitando seu site https://orquestraovo.wordpress.com/. Bravo! Werner.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!