A preservação da história não é uma qualidade do brasileiro, quando se fala da cultura do automóvel, então, esse é um assunto que pouco espaço recebe quando é levado às luzes da ribalta. Basta a constatação de que não é necessário mais do que os dedos de uma das mãos para contabilizar o número de museus com essa finalidade.
Por isso, quando acontece uma iniciativa no sentido de expor essas relíquias tanto as de nossa indústria como o que de melhor já foi fabricado ao longo do tempo, é motivo mais do que justificado para “pegar carona” no evento e divulgar, para que um maior número de pessoas possa entender a importância de manter viva nossa memória. Dentro desse contexto, a cidade mineira de Araxá, no Alto Paranaíba, conhecida por suas famosas termas, sediará, entre os próximos dias 5 e 9 de setembro, mais uma edição do Brazil Classics Renault Show. Esta é a 23ª edição do evento, que é realizado no complexo hoteleiro do Tauá Grande Hotel Termas & Convention Araxá. É o mais longevo encontro de automóveis antigos e considerado o de maior destaque, tanto pela qualidade de conservação, como pela raridade dos veículos expostos. Este ano, já confirmaram participação dois exemplares da Ferrari – a F40 e a F50 –, o Fiat Zagato e o Renault R8, veículo da primeira vitória do piloto brasileiro Emerson Fittipaldi, em 1965.
Promovida pelo Veteran Car MG com patrocínio da Renault do Brasil, a mostra contará com a presença de 300 modelos de várias décadas e partes do mundo. Entre as atrações e curiosidades da exposição está o raro Stanley Steamer. Fabricado em 1902 pela americana Stanley Motor Carriage Company, é o primeiro carro a vapor de que se tem notícia. Outra relíquia é o carro mais antigo emplacado no Brasil, o francês De Dion Bouton, registrado em solo nacional também em 1902.
Mas nem só de veículos antigos viverá Araxá durante o feriado da Independência. Por lá também acontecerá uma mostra cultural diversificada, com exposição do artista plástico Sérgio Dotta e suas pinturas hiper-realistas de carros antigos e hot rods, shows com as bandas Bêjazz on the Street, Derico Duo e Quinteto Nota Certa, além de apresentações teatrais. Passeios, leilão e feira de peças farão parte das atividades durante os quatro dias de realização do evento. A festa se encerra na noite de sábado, com o anúncio dos automóveis premiados conforme vários critérios, como conservação e originalidade. Além do troféu da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), há premiação para o carro mais conservado e a mais importante honraria do concurso, o Troféu Roberto Lee, batizado com o nome do pioneiro entre os colecionadores e que premia o automóvel mais raro e valioso presente no evento, além de outros automóveis nacionais e importados em categorias especiais.
O Brazil Classics Renault Show é uma verdadeira “mistura fina” que reúne muita história, charme, amizade e diversão entre amigos que se encontram, desde 1989, de dois em dois anos para dividirem uma mesma paixão: preservar a memória do automóvel. Nós é que agradecemos!