Casos de Minas

Pneus Brasil, uma história esquecida no tempo

Patrioticamente batizada de Pneus Brasil a indústria marcou sua época e registrou o arrojo do empresariado das Minas Gerais, através de Carvalho de Brito

Por Raimundo Couto
Publicado em 26 de maio de 2022 | 12:07
 
 
 
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Já disse o poeta que “Minas são muitas” e por certo cada uma com suas muitas histórias que tornam este estado tão querido e peculiar. Uma missiva nos chegou assinada pelo leitor Hélio Marcassa, nos consultando sobre um assunto que poucos conterrâneos, apenas alguns veteranos, devem ter tomado conhecimento. Hélio se define como um historiador, que pesquisa nossas raízes e se interessa por assuntos que envolvem os famosos “causos”.

Passado distante

E é a propósito de um bate papo informal que surgiu a ideia para a elaboração do e-mail por ele nos enviado. “...ainda outro dia, em uma roda de conversa surgiu um assunto que me intrigou e gostaria de saber se o fato de verdade que Belo Horizonte já sediou, em um passado muito distante, uma fábrica de pneus. Como nunca ouvi falar disto, fiquei curioso para conhecer esta história.”, nos inquire Marcassa.

Fato histórico

É verdade, Hélio, se hoje somos um importante polo industrial automotivo que abriga  grupo automobilístico líder de mercado, esta caminhada iniciou há muitos anos. Um fato histórico marcou este pioneirismo e vale a pena recordar. Nosso estado sempre esteve um passo a frente da história do automóvel no Brasil. Sobretudo e principalmente ao constatarmos que fomos nós os primeiros a instalar uma indústria do setor, começando por onde tudo deve ter inicio para se solidificar, pelos pés, no caso, os pneus.

Carvalho Brito

Graças a uma fábrica instalada em Marzagânia, nos arredores de Belo Horizonte, precisamente no município hoje (e já naquela época) conhecido General Carneiro. Ali, o homem de negócios, Carvalho de Brito, que na ocasião era um dos mais destacados do setor, fez erguer a primeira fábrica de pneumáticos (como se chamavam á época) do país.

Pneus Brasil

Patrioticamente batizada de Pneus Brasil a indústria marcou sua época e registrou o arrojo do empresariado das Minas Gerais. Carvalho de Brito era mesmo um homem e um empresário para lá de visionário. Sob sua batuta funcionava e muito bem a concessionária dos serviços elétricos da cidade, que incluía o único meio de transporte coletivo de então, os hoje quase esquecidos, mas eficientes, bondes, que se tornaram apenas uma lembrança da velha geração.

Pioneiro

Os famosos pneus Brasil calçavam os veículos que rodavam por uma nação ainda desconhecida. Com eles foi possível trilhar caminhos, abrir estradas e rasgar o Brasil de norte a sul. Portanto, foi a partir de Minas Gerais que se teve inicio uma importante parte de nossa história motorizada, tão recente (diante a de outros países), que conta pouco mais de meio século de vida.

Vida curta

Os negócios do empresário, no ramo de pneus, não tiveram vida longa, e o motivo tem fácil explicação. Durou apenas enquanto a força industrial dos paulistas não despontou na economia do Brasil. Quando isso aconteceu e as montadoras optaram por fabricar ou montar os automóveis em São Paulo, trouxeram a reboque as até hoje gigantes do setor (Pirelli, Goodyear e Michelin, entre outras), que dominaram o cenário.

Concorrência

Da indústria de Carvalho Brito restou apenas lembrança por seu pioneirismo, banida que fora por suas gigantescas e poderosas concorrentes. Por muitos anos, o privilégio de ser a número um do país no setor - em vendas de veículos - permaneceu nas mãos dos paulistas, mas de algum tempo pra cá, pelas mãos da Stellantis, Minas segura o bastão da liderança.

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